Depois de duas derrotas, a seleção feminina portuguesa manteve intactas as aspirações de carimbar a qualificação para o Europeu de andebol, ao vencer, em Vantaa, na Finlândia, a seleção escandinava, por 28-21, em jogo do Grupo 3 de qualificação.
“As lusas mantiveram conquistaram os primeiros dois pontos no Grupo 3, posicionando-se para alcançar a qualificação através do lugar de melhor terceiro”, destaca, numa nota publicada no seu site oficial, a Federação de Andebol de Portugal.
Depois de ter somado duas derrotas nas duas primeiras jornadas, a equipa portuguesa estava “obrigada” a vencer a Finlândia e conseguiu-o, sendo que, ao intervalo, Portugal já vencia por 15-12.
Após três jornadas, Portugal ocupa a terceira posição, com dois pontos, menos quatro do que os líderes Países Baixos e menos dois do que a República Checa, segunda, enquanto a Finlândia é última, não tendo somado ainda qualquer ponto.
Selecionador nacional quer “mais e melhor”
Na caminhada para o grande objetivo de estar presente numa grande competição internacional, vencer é o que conta mas, para subir patamares no ranking dos melhores, é necessário “melhorar”, admitiu, no final da partida, o selecionador nacional, José António Silva.
“Ganhar é muito importante e decisivo – da forma que foi ainda melhor. No entanto, dá também para identificar alguns aspetos que podemos melhorar e, se o fizermos, estaremos ainda mais próximos das equipas de topo. Falhámos ainda muitos remates, em circunstâncias que não se justificam, com algumas falhas na transição (devido ao facto de tentarmos jogar rápido) mas, globalmente, na defesa estivemos bem. Há um outro objetivo que continuamos a cumprir e a trilhar que é o facto de começar a aparecer cada vez mais gente em condições de interpretar o nosso modelo de jogo e de estar integrada na equipa com destaque para as mais jovens que, progressivamente, terão um papel mais relevante na equipa”, juntou o treinador português.
Domingo há novo “round” no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos
Portugal e Finlândia voltam a encontrar-se na quarta jornada da prova, jáa este domingo, a partir das 19h30, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos (CDCM).
“A entrada é gratuita. No entanto, é obrigatório levantar os bilhetes (máximo quatro por pessoa) na receção do CDCM”, informa a FAP, revelando que os mesmos podem ser solicitados das 9h00 às 19h30 (dias úteis) e das 09h00-12h30 e 16h00 às 19h00 no sábado.
Por: Pedro Silva
Foto: FAP