O Santo Thyrso Ultra Trilhos acolheu, recentemente, a 7.ª edição dos Campeonatos Nacionais de Trail Ultra, numa organização da Associação de Trail Running de Portugal, em articulação com a Federação Portuguesa de Atletismo. Destaque, a nível individual, para as vitórias de Miguel Arsénio (EDV – Viana Trail), no setor masculino, e Inês (OCS – Arrábida Trail Team). Coletivamente, o triunfo sorriu à Furfor Running Projet, de Paredes.
O mais rápido no percurso, de 46 quilómetros, com partida e chegada em Santo Tirso, foi Miguel Arsénio, da EDV – Viana Trail, que venceu em 3h51m43s, reconquistando o título de campeão e colocando-se, desde kogo, “em lugar de apuramento para a seleção nacional que irá representar o nosso país nos Campeonatos do Mundo de Trail do próximo ano, que se realizam em Espanha”, destaca, numa nota publicada no site oficial, a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA).
“O título de campeão nacional é sempre importante, e era um dos objetivos desta época. No próximo fim de semana vou participar nos 126 km da Transgrancanaria, que é também um grande objetivo para esta época”, referiu o atleta dop clube de Paredes, que participa, sábado (dia 24), na prova que se realiza em Las Palmas de Gran Canaria – Maspalomas.
O pódio masculino ficou completo com a chegada de Bruno Silva, campeão em 2023 nas distâncias de trail e sprint, e do seu colega de equipa, Dário Moitoso, este último campeão em 2021, que cumpriram o percurso, respetivamente em 3h57m24s e 4h11m00s.
A campeã (Inês Marques) voltou
No setor feminino, “Inês Marques voltou às vitórias e aos títulos, depois de uma paragem para recuperação que a fez abdicar do último mundial e de um regresso em janeiro, nos Trilhos dos Abutres, que não correu como esperado. Desta vez a atleta da OCS – Arrábida Trail Team, recentemente apoiada pela Sport HG, reconquistou, em 4h51m18s, o título de 2022, que no ano passado foi entregue a Inês João, da Saca Trilhos Anadia, este ano terceira classificada, com o tempo de 5h02m48s. Ao segundo lugar do pódio subiu a experiente Marisa Vieira, da Furfor Running Project, que foi campeã, mas de trail, em 2021, e hoje cortou a meta em 4h53m10s”, destaca a FPA.
Masculinos
1.º – Furfor Running Project
2.º – EDV – Viana Trail
3.º – Grupo Desportivo de Espite
Femininos
1.ª – Furfor Running Project
2.ª – Saca Trilhos Anadia
3.ª – EDV – Viana Trail
Por: Pedro Silva
Fotos: FPA/Matias Novo