A seleção portuguesa de andebol vai disputar a qualificação para o torneio olímpico de Paris-2024 em Tatabánya, que “acolherá o torneio de acesso aos Jogos Olímpicos de 2024, entre os dias 14 e 17 de março, após decisão do Conselho da Federação Internacional de Andebol (IHF)”, revelou, esta sexta-feira, a Federação de Andebol de Portugal.
“No Torneio de Qualificação Olímpica 3 – onde os lusos voltam a participar – encontram-se Noruega e Hungria (sexta e oitava classificadas do IHF World Championship 2023) e a Tunísia, terceira classificada no Campeonato Africano de Andebol 2024. Os Heróis do Mar entram em campo, pela primeira vez, no dia 14 de março, frente à Noruega. Posteriormente irão enfrentar a Tunísia e, por fim, a última jornada frente à equipa da casa – Hungria – na Arena Tatabánya, o quarto maior recinto de andebol do país, com capacidade para 6.000 lugares”, destaca a FPA.
Portugal assegurou uma vaga num dos torneios pré-olímpicos após terminar o Campeonato da Europa de 2024, que se disputou em terras germânicas, na sétima posição, e vai defrontar a seleção magiar, que tinha sido oitava no Campeonato do Mundo, a Noruega, sexta no Mundial, e a Tunísia, terceira do Campeonato de África.
Os dois primeiros classificados de cada um dos três grupos qualificam-se para o torneio masculino dos JO Paris-2024.
Segunda vez na qualificação para os JO
“Esta será a segunda vez na história que Portugal vai disputar uma qualificação para os Jogos Olímpicos, depois daquela brilhante e histórica campanha que culminou com o golo mais importante da carreira do capitão, Rui Silva, diante da França, que abriu as portas do Olimpo, para Tóquio 2020. A grande competição, recorde-se, disputou-se apenas no ano seguinte, devido à pandemia, e foi a primeira vez que uma modalidade coletiva de pavilhão representou Portugal nos Jogos Olímpicos», finaliza a FPA.