A seleção lusa vai à procura do segundo título europeu no Rugby Europe Championship 2024 (REC24). Portugal, que integra o grupo B, começa com um jogo em Mons (perto de Bruxelas, Bélgica, este sábado (19h00, horas de Lisboa), seguindo-se, a 10 de fevereiro, a Polónia (no Estádio Nacional, no Vale do Jamor), e a Roménia (em Bucareste), a 17 do mesmo mês.
Depois da histórica campanha no Mundial França-2023, os ”lobos”, que estão num processo de renovação de jogadores e equipa técnica, quer começar bem esta fase e, por isso, sábado, a partir das 19h00 (hora de Lisboa), com arbitragem do georgiano Saba Abulashvili, vai procurar arrancar com uma vitória numa competição que apenas venceu apenas uma vez, em 2024.
No Grupo B, para além de Portugal e Roménia, jogam ainda a Polónia e a Bélgica, sendo que o objetivo luso passa por qualificar-se para o Mundial Austrália-2027.
O objetivo dos Lobos para o REC 2024, destaca o capitão Tomás Appleton, “consiste em conquistar o primeiro lugar no grupo.”
“Estamos conscientes de que as equipas são altamente competentes e competitivas, em especial a Roménia, antecipamos que será um dos desafios mais duros. Contudo, nunca menosprezaremos a Bélgica ou a Polónia. Posteriormente, reconhecemos que a Geórgia é habitualmente a favorita para vencer esta competição, mas estamos determinados a marcar a nossa posição”, destacou Tomás Appleton, em declarações ao site oficial da Federação Portuguesa de Rugby.
Europeu da modalidade
O Rugby Europe Championship, que se disputa todos os anos e é considerado o europeu da modalidade e que antes era designado por torneio das ‘Seis Nações B’, é disputado por oito seleções desde 2023.
Portugal venceu a competição em 2004 e, na época passada, sagrou-se vice-campeão, tendo sido derrotado na final disputada em Badajoz, com a Geórgia (38-11), precisamente a seleção que domina a prova, com 15 títulos em 21 edições!
Grupo A
Geórgia, Espanha, Países Baixos e Alemanha
Grupo B
Portugal, Bélgica, Roménia e Polónia.
Por: Pedro Silva
Foto: FPR