Aí está a primeira medalha para Portugal. A patinadora de velocidade Jéssica Rodrigues conseguiu, sexta-feira, o primeiro diploma português de sempre nos Jogos Olímpicos da Juventude de inverno Gangow 2024, ao terminar no sexto lugar a prova de “mass start” de patinagem de velocidade no gelo
Em Gangow, na Coreia do Sul, a madeirense Jéssica Rodrigues, de 17 anos, venceu um dos ‘sprints’ da final e somou três pontos, para confirmar a sexta posição e o primeiro diploma olímpico alguma vez ganho por um atleta português em Jogos de inverno.
“Estava muito nervosa para esta prova, pois é uma prova de que gosto muito e sinto-me bem a fazê-la, e porque tinha algumas expectativas. Na meia-final apurei-me com a segunda posição e na final consegui obter o sexto lugar e sinto-me muito realizada por este resultado”, disse Jéssica Rodrigues, em declarações divulgadas pelo Comité Olímpico de Portugal (COP).
O chefe da Missão de Portugal, Pedro Flávio, considerou o resultado “um sinal forte, de que todo o investimento que a Federação de Desportos de Inverno de Portugal tem vindo a realizar nas suas modalidades está a começar a trazer resultados de excelência”.
“Este sucesso desportivo é fruto do esforço dos atletas e também do empenho dos treinadores e dirigentes envolvidos nas nossas modalidades. Estou bastante satisfeito com os resultados que conseguimos alcançar nas duas modalidades durante estes Jogos Olímpicos da Juventude Gangwon 2024. Um agradecimento ao Comité Olímpico de Portugal pela continua aposta nos Desportos de Inverno”, disse Pedro Flávio.
Portugal fechou, assim, a participação na prova que decorre, até 2 de fevereiro, na Coreia do Sul, tendo estado representado por seis atletas.
Por: Pedro Silva
Foto: COP