Portugal empatou, na tarde desta terça-feira, com os Países Baixos, a 33 bolas, no terceiro jogo do grupo II do quadro principal, tendo ficado, desde já, afastado do Euro-2024 e, assim, da presença no jogo de atribuição do quinto e sexto lugar. Esta quarta-feira, a selecção lusa vai saber se “apanha” a última vaga no torneio pré-olímpico para Paris-2024. A bola está, agora, do lado da Áustria.
“Não foi o desfecho desejado na despedida da Barclays Arena, em Hamburgo. Uma vitória dava automaticamente presença no jogo de atribuição do 5.º/6.º lugares a Portugal, bem como a tão ambicionada vaga pré-olímpica, mas deu empate diante dos Países Baixos. Face a este cenário, Portugal esperou pelo resultado da Eslovénia frente à atual Campeã do Mundo – Dinamarca – para se manter na luta pelo histórico top-5 do EHF Euro 2024 mas acabou por falhar o objetivo já que a congénere dos balcãs somou uma vitória. A Eslovénia somou, assim, uma das vagas para o torneio pré-olímpico e juntou-se a Suécia e Dinamarca, em Colónia. Já Portugal terá que esperar que a Áustria não se apure no top-3 do “main round I” para que o sétimo lugar também possa dar acesso ao tão ambicionado sonho olímpico”, destaca a Federação de Andebol de Portugal.
Portanto, a equipa treinada por Paulo Pereira tem de esperar pelo fecho do grupo I do quadro principal e só depois saberá se ainda tem hipóteses de sonhar com Paris. Diga-se que Alemanha e Hungria, já apuradas, lutam com Áustria pelos lugares abaixo da França, selecção que já está qualificada para as meias-finais do Euro-2024.
Por: Pedro Silva