25 treinadores de andebol têm, a partir de agora, a EHF Pro Licence (grau máximo na Europa) e confere o título de treinador de Grau 4 (máximo em Portugal). O sétimo EHF Master Coach/Licence Course a ser organizado pela Federação de Andebol de Portugal (FPA) – com a tutela da Federação Europeia de Andebol (EHF) e do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) -, começou em dezembro de 2022 e, esta semana, teve o seu epílogo.
A edição fica para a história porque, pela primeira vez, o curso “inclui os novos referenciais do Curso de Treinadores – Grau 4”, destaca, numa extensa nota pulicada no seu site, a FPA, sendo ainda revelado que a tripla certificação e júri com três elementos – Pedro Sequeira, Paulo Sá e José António Silva, professores universitários e doutorados na área do andebol e também habituados a desempenhar funções na avaliação de teses de mestrado – foram as principais novidades do curso que “contou com 25 treinadores inscritos, 42 formadores e 252 horas de formação distribuídas pelas vertentes teórica e prática”.
No total, os treinadores receberam 252 horas de formação: “três módulos online (18 dias), três módulos presenciais (19 dias) e infinitas horas de trabalho autónomo e assíncrono”, junta a nota.
Pedro Sequeira (FP Andebol) faz balanço “muito positivo”
No Auditório Alberto Amaral, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), no passado sábado, foram apresentadas 22 teses com temáticas de elevado interesse para o desenvolvimento das diversas vertentes da modalidade, “que serão publicadas futuramente em formato de revista e em ações de formação”, revela a FPA.
No dia seguinte, concluiu-se o curso com as apresentações finais dos trabalhos práticos realizados pelos formandos durante os três módulos presenciais.
Pedro Sequeira, vice-Presidente da Federação de Andebol de Portugal e Chairman da Comissão de Métodos da Federação Europeia de Andebol, faz um balanço “muito positivo” do EHF Master Coach/Licence Course.
“O grupo é muito interessante e também tivemos aqui um conjunto de formadores que elevaram este último nível da carreira dos treinadores em Portugal”, destaca Pedro Sequeira, diretor da SportMagazine.