A seleção portuguesa de andebol, comandada pelo selecionador nacional Paulo Pereira, inicia, esta quinta-feira, a sua participação no Euro-2024 de andebol, em Munique, com uma partida diante da Grécia.
A seleção lusa tem como objetivo passar à fase principal da competição – o designado “main round” – e tem em vista acessar aos torneios pré-olímpicos para Paris-2024.
A renovada seleção nacional, da qual fazem parte os estreantes Pedro Oliveira, Fábio Silva – o pivô do AA Avanca nunca vestiu a camisola da seleção portuguesa, mas integrou o estágio de preparação para a fase final da competição, em Rio Maior, sendo agora convocado para o lugar de Daymaro Salina, entretanto dispensado devido a lesão –, Gonçalo Vieira, Ricardo Brandão e Joaquim Nazaré, joga, esta quinta-feira, com a Grécia, a partir das 17h00.
“Eu não olho muito para as estatísticas mas por ser a primeira participação, também pode ser uma vantagem para eles: não têm nada a perder, vêm com as emoções todas em alta, porque há aquela ilusão de participar pela primeira vez e sentirem que podem fazer algo e o andebol grego tem melhorado bastante nos últimos anos. Temos que encarar esta equipa de forma muito séria, eles têm um modelo de jogo ofensivo muito bom, têm muito bons atletas em termos, sobretudo no ataque. No entanto, nós temos que fazer um bom jogo para ganhar a Grécia e nós vamos fazer um bom jogo e vamos ganhar à Grécia“, analisou o selecionador nacional, de 58 anos.
Segue-se, este sábado, a partir das 17h00, a Chéquia. A primeira fase fecha para Portugal, na segunda-feira, com uma partida diante da tricampeã mundial Dinamarca.
Com a integração dos novos elementos a média de idades da seleção desceu para os 25 anos e a experiencia acumulado por alguns, casos do central Miguel Martins (26), do pivô Luís Frade (25) e do lateral Francisco Costa (19), fazem destes jovens já ‘veteranos’.
Portugal vai disputar na Alemanha a sua sexta grande competição seguida, depois dos Europeus de 2020 e 2022, dos Mundiais de 2021 e 2023 e de Tóquio2020 (que realizados em 2021 devido à covid-19), e quer alargar este registo a sete.
O Euro-2024, a disputar por 24 seleções num só país, a Alemanha, apura o campeão para os Jogos Olímpicos de Paris-2024 e atribui três vagas para os três torneios pré-olímpicos.
Para poder sonhar com Paris, Portugal tem de passar a primeira fase, terminando nas duas primeiras posições do Grupo F, e alcançar a melhor classificação possível na ‘main round’ e esperar que apenas as seleções já apuradas para Paris-2024 e torneios pré-olímpicos fiquem à sua frente na classificação final.
Por: Pedro Silva
Foto: Federação de Andebol de Portugal