Vítor Pataco, presidente do Instituto Português da Juventude e Desporto, marcou presença no XXIV Congresso Nacional de Gestão de Desporto, na Póvoa de Varzim, tendo feito rasgados elogios à Associação Portuguesa de Gestão do Desporto (APOGESD), órgão presidido, agora, por Isilda Dias (rendeu Fernando Parente).
“Quero agradecer a todos pelo trabalho que fazem nas organizações em prol do desporto. O papel do gestor do desporto é, cada vez mais, fundamental nas organizações, e a sua intervenção pode trazer valor acrescentado”, destacou Vítor Pataco, recordando que um gestor do desporto é “um profissional que navega nas organizações”, sublinhando que uma “boa governança das organizações depende muito da pessoa que está a gerir o desporto”.
“Uma boa governo das organizações faz-se com rigor, transparência, integridade, ética, responsabilidade e estratégia, pilares que garantem a sustentabilidade financeira das instituições e dá confiança a quem trabalha nelas mas também aos que se relacional com elas. A conexão do desporto com outras áreas é fundamental, porque tem impacto nas populações”, vincou, revelando que o desporto tem, agora, um “papel diferente”.
No XXIV Congresso Nacional de Gestão do Desporto foi lançado o livro “As Lições em Gestão do Desporto”, que foi lançado, na semana passada, no Hotel Axis Vermar, por Abel Correia e Tiago Ribeiro, editores, com Rui Biscaia, da obra editada pela chancela Sportbook, da Quântica Editora.
Por: Pedro Silva
Foto: Pedro Silva