Etson Barros, do Sport Lisboa e Benfica, e Mariana Machado, do Sporting Clube de Braga, sagraram-se neste domingo, na Amora (Seixal), campeões nacionais de corta-mato longo, naquela que foi a centésima edição desta competição, e que contou com a presença dos campeões do centenário. Coletivamente, o Benfica venceu em masculinos e o Braga em femininos.
No passado fim-de-semana, na Amora (Seixal), cumpriu-se a 100.ª edição dos Campeonatos Nacionais de Corta-mato (em masculinos, sendo a 57ª edição em femininos), que engloba também o 33º Corta-Mato Cidade de Amora.
Assumida como a mais emblemática prova do calendário nacional de inverno, esta prova nos últimos anos “mudou” de data do início da primavera para o final do outono, para poder proporcionar a melhor avaliação da preparação dos atletas, especialmente porque os Campeonato Europeus de Corta-mato se realizam no princípio de dezembro.
A 100.ª edição dos Campeonatos Nacionais de Corta-mato contou com o Momento dos Campeões, uma grande homenagem aos anteriores e atuais campeões de Portugal, que desfilaram antes das principais competições de seniores.
A efeméride dos 100 anos destes campeonatos foi ainda celebrada pelo lançamento da obra Crosse 100 – História do Corta-mato em Portugal, da autoria de António Manuel Fernandes e editada pela chancela Sportbook da Quântica Editora. Pode ver a notícia do lançamento aqui.
O resumo desta edição centenária está disponível aqui.
Por: Redação SM
Fotos: FPA/Marcelino Almeida