A Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, no próximo domingo (dia 29), uma caminhada solidária para celebrar o Outubro Rosa, o mês da prevenção e diagnóstico do cancro da mama.
A autarquia do Alto Minho recorda que “o exercício físico é um dos fatores preventivos da doença oncológica” e, por isso, convida a população para que adira a esta caminhada solidária, cuja participação tem um custo de cinco euros que reverterá a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC).
“Ainda no âmbito do Outubro Rosa, as Unidades de Cuidados na Comunidade de Viana do Castelo, Barroselas e Darque e a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESS-IPVC) simbolicamente colocaram nos seus edifícios um Laço Rosa. Também o município iluminou o Museu do Traje, edifício situado na praça rainha da cidade, com os tons rosa”, pode ler-se na nota divulgada pela CMVC nas mais diversas plataformas de comunicação.
Ainda no âmbito do Outubro Rosa, “a Escola Superior de Saúde desafiou os seus alunos, no âmbito das unidades curriculares, a desenvolver diversas atividades, das quais se destaca a iniciativa “Experiência de Vida – Luta contra o cancro da mama”, uma palestra com uma sobrevivente de cancro de mama – Céu Matos”, que é autora do livro “Cancro, Covid e Vida”, destaca a mesma nota.
A palestra está agendada para as 14h30 do dia 30 de outubro e tem lugar no auditório da Escola Superior de Saúde.
“O Cancro da Mama é o mais frequente em Portugal e no Mundo. Não são conhecidas as causas, mas são identificados alguns fatores de risco”, finaliza a nota.
Viana do Castelo foi eleita a melhor Cidade Europeia do Desporto em 2023 pela Associação das Cidades Europeias do Desporto (ACES Europe), tendo batido a concorrência de mais 15 cidades (avaliação foi feita, de forma independente, pela Pavol Jozef Šafárik University, da Eslováquia).
*por Pedro Silva*