Mariana Machado (SC Braga) e Hélio Gomes (Sporting) reconquistaram, em Viana do Castelo, Cidade Europeia do Desporto – 2023, o título de campeões nacionais de estrada em atletismo. O Sporting venceu em toda a linha (masculinos e femininos), renovando, assim, os títulos ganhos em 2022.
Mariana Machado assegurou a sua segunda vitória como sénior na competição de 10 quilómetros, com o tempo de 33.28 minutos – depois de um primeiro título em 2021 -, sucedendo a Solange Jesus (CD Feirense) que, na prova disputada no Alto Minho, foi terceira posição, atrás de Ana Ferreira (Sporting).
Em masculinos, Hélio Gomes, primeiro em 29.00 minutos, repete o sucesso de 2017, tendo sido seguido por Bernardo Rocha, do Salgueiros, que manteve o segundo lugar alcançado nestes campeonatos no ano passado, e Rui Pinto, também da turma leonina, vencedor na época passada, fechou o pódio.
CD Feirense segundo na prova feminina
O Sporting foi o primeiro clube do lado feminino, sendo seguido pela equipa de Santa Maria da Feira – passou de terceira para segundo – e do SC Braga, que voltou aos pódios.
Em masculinos, competição também ganha pela turma leonina, o conjunto de Braga manteve a segunda posição, enquanto o Salgueiros voltou ao pódio (foi terceiro).
Em sub-23, coletivamente, venceu o Maia, em femininos, e o Sporting, em masculinos.
*por Pedro Silva*