O vianense César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista), de 36 anos, foi o “rei da montanha” na 84.ª Volta a Portugal. O ciclista sonhava desde que deu as primeiras pedaladas vencer o prémio da Montanha e conseguiu-o. E na terra que o viu nascer e que, este ano, é Cidade Europeia do Desporto. A Viana do Castelo que ama.
César Fonte foi quarto na chegada da 6.ª Etapa da Volta a Portugal, na passada terça-feira, na Guarda, assumindo, aí, a liderança do prémio da Montanha. Logo aí, o minhoto revelou ter a esperança de manter a camisola branca com bolinhas azuis até à sua terra, Viana do Castelo, no domingo.
E, no último dia da prova, o vianense foi literalmente “empurrado” pelos populares, a maioria seus conterrâneos, que o ajudaram a “voar” até ao alto do Santuário de Santa Luzia.Sem dúvida que foi um dos dias mais bonitos da minha carreira. Já são muitos anos, mas ganhar a camisola da montanha era um sonho que tinha desde criança.
“Já em outros anos tinha andado na disputa, mas nunca tinha conseguido vencer. E, hoje chegar, especialmente em Viana do Castelo, na minha cidade, em Santa Luzia, e conseguir realizar este sonho… Não podia pedir melhor. Tenho 36 anos, a minha carreira está a terminar. Não sei se vai ser hoje, se calhar, o meu último dia de Volta a Portugal. Mas, se terminasse hoje, podia sair satisfeito, porque acabei de realizar um sonho de criança. Estou bastante feliz por esta Volta a Portugal e por alcançar este feito”, destacou, com lágrimas e sorrisos à mistura, o ciclista vianense.
*por Pedro Silva*