O presidente da Federação de Atletismo de Portugal (FPA) acredita que a modalidade poderá ser, dentro de algum tempo, a que vai ter o maior número de filiados em Portugal. Para que isso aconteça, a FPA procura captar os “runners”.
Em Janeiro último, a FPA revelou que o total de 20.403 atletas federados constituíam um recorde absoluto de filiações, superando os 19.439 de 2019.
A SportMagazine esteve à conversa com o presidente da FPA, Jorge Vieira.
SportMagazine (SM) – O número de praticantes de atletismo atingiu um recorde. Acredita que ainda pode crescer?
Jorge Vieira (JV) – Vamos crescer mais. Estou certo que vamos crescer muito, porque estamos a implementar uma política que já leva algum tempo e começa a dar resultados, sobretudo no que diz respeito à captação de “runners”. Quando os conseguimos captar para o atletismo seremos, sem dúvida, a maior federação do país.
(…)
No atletismo regular, de pista, temos batido recordes de filiação mas, para mim, ainda é insuficiente, porque o número de praticantes da modalidade não tem correspondência no número de filiados. É normal, porque o atletismo é uma modalidade popular e que chega muito à população. Mas sim, estamos a bater todos os recordes. Mas queremos aumentar, ainda mais, esse registo, porque estamos muito longo do número ideal para a FPA e, também, para o país, porque precisamos de crescer e ter mais inscritos.
SM – Esse é, de facto, um problema do país…
JV – A maioria continuará, infelizmente, fora do desporto, o que é uma lástima. A maioria dos jovens , e isso é que é mais negativo, não pratica qualquer desporto. Temos de trabalhar arduamente para cativar os jovens para a prática desportiva.