Viana do Castelo foi, de 14 a 16 de Julho, a capital mundial do Stand Up Paddle. A capital do Alto Minho recebeu o Viana SUP Open, a segunda etapa do circuito mundial de 2023 na vertente race, um evento que juntar meio milhar de pessoas de mais de 15 países.
Depois da etapa inaugural, disputada em abril, em Alicante (Espanha), agora foi a vez da “Pérola do Lima” receber a segunda etapa, sendo que esta é a primeira vez que Portugal é palco da prova, num dos mais de 360 eventos que fazem parte da Viana Cidade do Castelo – Cidade Europeia do Desporto.
A estreia em águas nacionais – prova teve lugar na Praia Fluvial do Barracão dos Touros e Praia Fluvial da Argaçosa – do circuito mundial desta modalidade de deslize, que junta atletas de diferentes áreas, como surf, remo, windsurf, kitesurf ou vela, contou alguns dos melhores elementos da modalidade, destacando-se o havaiano Connor Baxter, campeão mundial em título e vencedor da primeira etapa do ano, os japoneses Shuri Araki e Rai Taguchi, as espanholas Esperanza Barreras e Duna Gordillo, a argentina Juliette Duhaime e a italiana Cecilia Pampinella.
Responsáveis encantados
O Presidente da APP (Association of Paddlesurf Professionals), Tristan Boxford, considerou a prova vianense “um êxito”.
“Viana do Castelo tem tudo e foi um promoção perfeita da modalidade. Viana tem condições de excelência”, rematou.
A prova teve, também, um carácter inclusivo, devido à participação de utentes da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental.
O Centro de Alto Rendimento de Surf de Viana do Castelo é destinado a atletas do surfing e paddle surfing, sendo que o Viana SUP Open teve provas abertas e juvenis, devido ao cada vez maior número de praticantes desta modalidade.
Proteção dos oceanos
O último dia de provas (domingo), reservado para as corridas de distância, com provas Open de 3km e 6km, na Praia Fluvial da Argaçosa, e com uma espectacular corrida em mar aberto, a favor do vento – Downwind Race –, com início na Praia de Afife e chegada ao local do evento, bem no coração de Viana do Castelo, terminou com a iniciativa Paddle For the Oceans, da Association of Paddlesurf Professionals, sendo que todos os participantes remaram em conjunto, uma manifestação de apoio à preservação e proteção dos oceanos
*por Pedro Silva*