No passado dia 7 de fevereiro, a Confederação de Treinadores esteve presente no debate sobre a igualdade de género no Desporto.
O evento, organizado pelo Governo português, contou com uma sessão de abertura, feita por João Paulo Correia, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto e Isabel Almeida Rodrigues, Secretária de Estado da Igualdade e Migrações.
Seguiu-se uma mesa redonda, moderada por João Ricardo Pateiro, onde foi debatido o “Desporto com Perspetiva de Género” e que contou com a presença de na Vieira (Árbitra da Federação Portuguesa de Canoagem), Cláudia Lopes (Jornalista Desportiva), Paula Castro (Treinadora de Andebol do Colégio de Gaia), Sara Moreira (Atleta Fundista) e Sofia Teles (Diretora de Competições e Seleções da Associação de Futebol do Porto).
Leila Marques apresentou o relatório e recomendações do Grupo de Trabalho para a Igualdade de Género no Desporto, tendo sido identificadas no documento as àreas temáticas prioritárias, as necessidades de intervenção e apresentadas 15 propostas de ação.
No encerramento no evento, Ana Catarina Mendes, ministra adjunta e dos Assuntos Parlamentares, destacou a necessidade de combate ao sedentarismo, tanto nas mulheres como nos homens; a pouca participação das mulheres nos lugares dirigentes em organizações ligadas ao desporto; e, finalmente, o facto de muitas mulheres, entre os 25 e os 35 anos, deixarem de praticar desporto.
A governante destacou ainda a necessidade de existência de licença de maternidade no desporto; a conciliação da vida familiar, com a vida profissional e com a vida pessoal; e, finalmente, mais mulheres em lugares de chefia e de liderança.