O Centro de Alto Rendimento (CAR) do Jamor recebe, este fim de semana, o Encontro Nacional de Esperanças Olímpicas. organizado pelo Comité Olímpico de Portugal (COP). Este evento junta atletas e treinadores em sessões acerca dos mais variados temas ligados ao desporto.
A manhã deste sábado ficou marcada pelo início deste Encontro Nacional, com uma sessão dedicada aos encarregados de educação dos atletas, ainda jovens, acerca de temas essenciais como os exames médicos, por parte do doutor José Gomes Pereira, médico do COP, a psicologia, por parte de Ana Bispo Ramires, a nutrição, pela doutora Cláudia Minderico e, por fim, a integridade dos atletas, por parte de Cristina Almeida.
De seguida, foi realizada a sessão de abertura do evento, com o Diretor Desportivo do Comité Olímpico de Portugal, Pedro Roque, a dar início à mesma.
O programa contará com diversos workshops e sessões, sendo algumas dedicadas a treinadores e outras a atletas. Pedro Roque conversou com a SportMagazine sobre o Encontro Nacional de Esperanças Olímpicos, explicando o contexto do mesmo. Este evento relaciona dois projetos, o de Paris 24 e o Esperanças Olímpicas, onde o COP, junto com as Federações, “sinalizam um conjunto de atletas, mediante critérios, que demonstram ter potencial para participar nas edições de Los Angeles e de Brisbane, nos Jogos Olímpicos”, segundo Pedro Roque.
“A visão de carreira deles é mais a longo prazo e este projeto junta esses atletas dando uma ideia de Equipa Portugal. No fundo, dar uma perspetiva integrada da preparação olímpica com várias vertentes. Desde logo, um programa para treinadores e para atletas. No caso dos atletas, vai haver um contacto muito próximo com atletas olímpicos, alguns deles medalhados, a trabalhar com eles, em temas tão importantes como o pós-carreira, a literacia financeira, a integridade, a proteção de atletas, vamos ter aqui workshops sobre nutrição, psicologia, um setor alargado de temáticas”, explicou.
No que aos treinadores diz respeito, existirá um seminário para treinadores, “precisamente sobre os desafios, nesta transição rumo ao Alto Rendimento”. Este evento conta também com algumas figuras conhecidas, como José Couceiro, Diretor Técnico da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Tavares, vice-presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, José Machado, da Federação Portuguesa de Natação e Ricardo Machado, da Federação Portuguesa de Canoagem.
Pedro Roque realça ainda que, tanto treinadores como atletas, podem retirar deste fim de semana, “uma identidade”. Espera ainda que estes “perspetivem aquelas que são as suas metas, ou seja, Los Angeles parece que está longe mas está ao virar da esquina. Brisbane está mais longe, mas um atleta de 16 anos, em Brisbane terá 25.” O diretor desportivo do COP destaca ainda a importância da presença dos encarregados de educação no evento, pois só com o apoio dos mesmos é que se conseguem atingir “resultados maximizados”.