Portugal foi confirmado como um dos países a sediar Men’s EHF EURO 2028, ao lado de Espanha e Suíça. A vitória da candidatura veio neste último final de semana com a proposta conjunta aprovada no Congresso da Federação Europeia de Andebol (EHF), em Viena.
Com isso, Portugal vai voltar a organizar um grande evento de andebol após 25 anos. Recorde-se que o país recebeu o primeiro Campeonato da Europa, em 1994, e o Campeonato do Mundo, em 2003. Foram campeões as seleções da Suécia e a Croácia, respetivamente.
“Foi com o maior orgulho e emoção que vi os meus colegas europeus confiar a Portugal, Espanha e Suíça a realização do Europeu 2028. Foi evidente o entusiasmo de todos os presentes com esta candidatura conjunta, prova de que saberemos receber e organizar este grande evento. Portugal realizou o primeiro campeonato da Europa no ano de 1994 e agora, ao fim de 34 anos, voltaremos a estar na organização da maior prova europeia de Andebol”, disse Miguel Laranjeiro, presidente da Federação de Andebol de Portugal, em entrevista ao site oficial da instituição.
“A confiança que a EHF deposita em nós é um grande estímulo para a continuação do trabalho que temos vindo a desenvolver. A nossa Seleção Nacional e os clubes têm feito um percurso notável nos últimos anos e queremos mesmo fazer história em 2028. Vamos trabalhar para isso com a participação de toda a comunidade do andebol nacional. Todos estão convocados para este enorme momento desportivo. Quero agradecer a todos os que estiveram envolvidos neste processo de candidatura que obteve hoje a sua aprovação”, completou Laranjeiro.
O Men’s EHF EURO 2028 está programado para acontecer entre os dias 13 e 30 de janeiro de 2028.