A Seleção Nacional de Basquetebol venceu, esta quinta-feira, a seleção da Bulgária por 88-78, em Coimbra, a contar para a pré-qualificação do EuroBasket 2025. Com esta vitória, Portugal reforça a invencibilidade no grupo F da competição.
A formação lusa foi para o intervalo a perder por 44-52. No entanto, entraram no terceiro período após o intervalo e consumaram a reviravolta no marcador. Os jogadores portugueses de maior destaque neste encontro foram Diogo Brito (19 pontos, quatro ressaltos, quatro assistências e um roubo de bola), Travante Williams (18 pontos, cinco ressaltos, duas assistências e um roubo de bola), Rafael Lisboa (18 pontos, um ressalto, uma assistência e um roubo de bola) e Miguel Queiroz (11 pontos e seis ressaltos).
O jovem base da Seleção Nacional, Rafael Lisboa, em declarações à Federação Portuguesa de Basquetebol, elogia a entrega do grupo e fala sobre o segredo da reviravolta consumada após o intervalo.
“Este grupo resume-se a raça, ambição e à união que temos. Falamos ao intervalo e percebemos que o trabalho defensivo não estava a ser bom. Unimo-nos, a nossa vontade de ganhar e de representar Portugal falou mais alto e foi isso que nos levou à vitória. Nem sempre pode ter sido um jogo bem jogado, mas foi o que nos deu a vitória”, disse.
Já Mário Gomes, selecionador nacional, dá o mérito total aos jogadores, afirmando que “na segunda parte agarramo-nos ao que tínhamos de nos agarrar”. O técnico realça a confiança que tem nos jogadores e que a “química, o ‘não deitar a toalha ao chão'”, por parte da equipa lhe dá uma confiança enorme.
A Seleção Nacional volta a entrar em campo este domingo, às 17h00, contra a Roménia, no Multidesportivo Dr. Mário Ameixa.