A primeira edição do Congresso do Desporto, que decorreu este fim de semana, foi tratada como um sucesso. A reunir aproximadamente duas centenas de participantes, o evento foi organizado conjuntamente pelos municípios de Abrantes, Entroncamento, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha, levou ao público presente quatro subtemas (Justiça, a Ética, a Saúde e o Bem-estar, a Sociedade ou o Movimento Associativo) divididos em 20 módulos que trataram de discussões e propostas em torno do desenvolvimento desportivo nacional, com especial atenção à região do Médio Tejo.
“O balanço que fazemos é muito positivo. O feedback que eu tenho é que o congresso correu bem em todas as quatro localidades. Falei com muitas pessoas no final do evento, com as entidades que estiveram presentes, a exemplo do Comité Olímpico de Portugal (COP) e da Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto, além dos presidentes das câmaras municipais, todos com balanço positivo, salientando a ideia de que estes assuntos têm que ser debatidos a fundo. E o balanço é tão positivo que no próximo ano estamos a pensar em realizar uma nova edição do congresso”, destacou o advogado Paulo Lourenço, um dos organizadores do evento.
O congresso foi dividido em quatro subtemas, sendo um por cada cidade: Desporto e Justiça (em Abrantes); Desporto, Ética, Saúde e Bem Estar (Vila Nova da Barquinha); Desporto e Sociedade (Torres Novas); e Desporto e Movimento Associativo (Entroncamento). Cada um dos sítios discutiu cinco módulos inseridos nas temáticas mais amplas, o que terá deixado um legado importante para ações nas cidades.
“A principal semente, uma vez mais, à semelhança que acontece em outros domínios, é ver os municípios unidos com objetivo comum, a trabalhar em conjunto com um determinado objetivo. Por outro lado, cria-se também o hábito de discussão de temas estruturantes e transversais à sociedade portuguesa, concretamente aqui no Médio Tejo. Há de haver outros naturalmente, a exemplo da justiça, da saúde etc, mas o desporto também é importante, portanto a primeira semente está efetivamente plantada”, comemorou Loureço.
O evento foi certificado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), com a atribuição de créditos aos técnicos de desporto participantes. O Congresso do Desporto foi um evento que potencia o território do Médio Tejo e tal como as atividades desportivas promoveu o sentido de união, de equipa e do coletivo.