A Seleção Nacional de Andebol vai disputar as duas primeiras rondas de qualificação para o Europeu 2024 contra a Turquia – esta quinta-feira, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, pelas 19h30 – e o Luxemburgo – domingo, às 15h00. Após a participação menos boa por parte dos portugueses no EHF Euro 2020, Portugal tenta agora ganhar lugar no Europeu da Alemanha.
Luís Diogo Frade, pivô do FC Barcelona e da Seleção Nacional, conversou com a SportMagazine e afirma que a preparação para esta qualificação “está a correr bem”. O atleta que regressa agora de lesão afirma que o grupo tem expectativas altas e que está a melhorar o jogo e a treinar bem “à espera dos dois jogos importantes que temos pela frente”.
“O Luxemburgo conhecemos mais, já tivemos oportunidade de jogar com eles. A Turquia é uma equipa mais ou menos nova para nós. Temos as informações de vídeo, mas estamos preparados para tudo, são equipas que não estamos habituados, um modelo de jogos diferente e temos de estar preparados para jogar contra eles na mesma”, disse.
De forma mais aprofundada, o selecionador nacional Paulo Pereira analisa, em declarações á Federação de Andebol de Portugal, a equipa da Turquia, apesar de pouca informação acerca da mesma.
“Creio que que vai ser sempre, em termos ofensivos, uma equipa de finalização aos seis metros, tem bons pontas, partem muito bem também para o contra-ataque, fazem alguns golos de transição ofensiva, sobretudo em termos de contra ataque direto. Em termos defensivos, a não ser que queiram arriscar algo mas, normalmente, aquilo que têm vindo a defender é o sistema 6:0, por vezes ativo, mas não sei se eles vão tentar algo mais do que isto. Oxalá tudo corra normalmente, como estamos à espera, com a nossa vitória”, descreveu.
Numa perspetiva mais pessoal, Luís Frade diz que “o pior já passou” depois de ter sido obrigado a parar, inclusive a falhar o Europeu 2022 e a final da Liga dos Campeões pelo FC Barcelona, devido ao facto de ter rompido o ligamento do joelho direito em novembro do ano passado.
“O grupo da Seleção Nacional são pessoas amigas e pessoas conhecidas que durante a etapa difícil que passei sempre tive contacto com eles. Tem sido bom, é sempre bom ver caras conhecidas de novo, mas sim, por enquanto sim, o pior já passou, tenho sempre de ter as minhas precauções obviamente, mas o pior já passou e estou pronto para ajudar”, afirmou.
“Creio que que vai ser sempre, em termos ofensivos, uma equipa de finalização aos seis metros, tem bons pontas, partem muito bem também para o contra-ataque, fazem alguns golos de transição ofensiva, sobretudo em termos de contra ataque direto. Em termos defensivos, a não ser que queiram arriscar algo mas, normalmente, aquilo que têm vindo a defender é o sistema 6:0, por vezes ativo, mas não sei se eles vão tentar algo mais do que isto. Oxalá tudo corra normalmente, como estamos à espera, com a nossa vitória”, acrescentou o atleta do FC Barcelona.
O EHF Euro 2024, na Alemanha, conta com 24 seleções e tem início marcado para o dia 10 de janeiro de 2024, terminando no dia 28 do mesmo mês.