A Seleção Nacional de ciclismo arranca no sábado com nove corredores, todos no masculino, no Campeonato do Mundo de Estrada. A competição vai realizar-se em Wollongong, na Austrália, até o dia 25 de setembro. Além de não levar mulheres, Portugal também chega à competição com menos inscritos do que permitido.
“Num Mundial com especiais exigências logísticas e orçamentais, por disputar-se na Austrália, Portugal, que não conseguiu apurar-se em sub-23, optou por participar nas duas categorias em que é realista aspirar à discussão das primeiras posições, elite e juniores masculinos”, justificou o comunicado da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).
Em elite Portugal terá como representantes os corredores Ivo Oliveira, João Almeida e Rui Oliveira (UAE Team Emirates) e Nelson Oliveira (Movistar Team). Na categoria de juniores estão em Wollongong António Morgado, Daniel Lima e Gonçalo Tavares (Bairrada), José Bicho (Almodôvar Formação/Team SCAV) e Tiago Nunes (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel).
“Temos a ambição de discutir os primeiros lugares nas provas de fundo de juniores e de elite. Nos contrarrelógios será mais complicado, porque, sendo quase totalmente planos, adequam-se menos aos nossos corredores”, explica o selecionador nacional José Poeira, em declaração à FPC.
Todos os convocados participarão nas respetivas provas de fundo, madrugada de 23 de setembro, os juniores, e madrugada de dia 25, os corredores de elite. Nos contrarrelógios competem João Almeida e Nelson Oliveira, madrugada de dia 18, e António Morgado e Gonçalo Tavares, na madrugada de dia 20.
Calendário da participação nacional (hora de Portugal)
18 de setembro
4h40: Contrarrelógio Individual Elite, 34,2 km – 312 metros de desnível acumulado
20 de setembro
4h20: Contrarrelógio Individual Juniores, 28,8 km – 264 metros de desnível acumulado
22 de setembro
23h15: Prova de Fundo Juniores, 135,6 km – 2016 metros de desnível
25 de setembro
1h15: Prova de Fundo Elite Masculina, 266,9 km – 3945 metros de desnível acumulado