A Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO), em Avis, e de BMX, em Coimbra. Avis recebe, no domingo, a quinta e última prova da Taça de XCO, também inserida no calendário UCI como corrida C1, o que faz com que os portugueses tenham concorrência estrangeira – entre esta concorrência está o espanhol David Valero, vice-campeão mundial e medalha de bronze nos Jogos Olímpicos.
No setor masculino está Mário Costa (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) que se encontra na frente, com 113 pontos, mas tem Roberto Ferreira (Guilhabreu BTT) muito perto, com 110. No setor feminino está Joana Monteiro (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde), com 122 pontos, mas ainda pode ser ultrapassada por Lara Lois (Motobike), espanhola, que tem 108, e por Ana Tomás (BTT Seia), que soma 90.
No BMX haverá jornada dupla, sábado e domingo. A pista abre às 14h30 no sábado, duas horas antes do arranque da final da Taça de Portugal. No domingo, pelas 10h30, começam as corridas. A disputa pela Taça de Portugal está renhida, na principal categoria feminina – Irina Coelho (Team BMX Quarteira) lidera com 22 pontos, mais um do que Sirlei Lopes (Núcleo Bicross de Setúbal/Knowledge Inside) e mais dois do que Mónica Gaboleiro. No setor masculino, Bernardo Rocha (AEBTT Rio/Mr. Print) detém 71 pontos, enquanto o perseguidor mais direto, o espanhol Alejandro Kim (BMX Badajoz AD) tem apenas 55.