25 de Novembro 2024 11:55
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Cursos e Congressos

Telma Monteiro distinguida por “integridade desportiva” no primeiro dia da Sport Integrity Week

Emanuel Macedo de Medeiros ao lado de Telma Monteiro. Foto: SIGA

O primeiro dia da Sport Integrity Week, evento organizado pela Sport Integrity Global Alliance (SIGA), reservou um momento especial para a judoca Telma Monteiro. Uma das atletas mais vitoriosas do desporto português, a medalhada olímpica no Rio 2016 recebeu esta segunda-feira, na abertura do evento que decorre na Universidade Nova School of Business and Economics (Nova SBE), em Carcavelos, a distinção SIGA Champions – um programa que visa a permitir que os atletas sejam embaixadores da Integridade Desportiva.

Telma Monteiro destacou a “a honra de ser uma SIGA Champion”. Na ocasião, a atleta recebeu um galardão em prata pelas mãos de Emanuel Macedo de Medeiros, CEO global da SIGA. “Estou honrada por estar aqui e ser campeã da SIGA. Espero poder divulgar os valores da integridade e do meu desporto, o judo, que devem ser a base de qualquer vida, seja atleta ou não”, afirmou a atleta, em inglês, para um público, que não tardou a responder com aplausos.

“Telma Monteiro é uma das grandes atletas do Portugal contemporâneo. Ela agora está neste grupo de campeãs da SIGA com lendas como a portuguesa Rosa Mota [Campeã Olímpica, Seul, 1988; que esteve presente na cerimônia], um verdadeiro exemplo de modéstia e integridade. Que grande campeã temos em Telma, uma mulher que nunca temeu um obstáculo e defende a Integridade”, afirmou Macedo de Medeiros sobre a judoca seis vezes campeã europeia.

Presente no primeiro dia do evento, José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), aproveitou o momento para elogiar a SIGA pela defesa dos valores desportivos, nomeadamente os que dizem respeito à “educação e cultura”. O representante máximo do COP fez uma reflexão pertinente sobre Gillaume Martin, atleta e filósofo do ciclismo, proclamação do desporto como religião, como outras formas de arte, porque todas se baseiam na transcendência .

“O desporto é uma religião, tal como outros domínios da arte. Saúdo, por isso, a SIGA e saúdo todos aqueles que procuram, através da sua intervenção social, credibilizar a prática do desporto”, afirmou. “Para alcançar a transcendência os atletas devem vencer sem trapacear – com fair-play”, acrescentou.

Marcaram presença também Daniela Bas, diretora da Divisão de Desenvolvimento Social Inclusivo das Nações Unidas, e o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia.

A Sport Integrity Week segue esta terça-feira, quando receberá em destaque Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, e Pedro Proença, presidente da Liga Portugal. O evento acontece até a sexta-feira, a receber dezenas de figuras relevantes do desporto mundial. O encontro contará com 170 oradores. A programação completa e a lista completa de oradores podem aqui ser consultados.

 

 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Judo

A judoca Telma Monteiro confirmou, esta semana, que encerrou o seu percurso olímpico ao não apurar-se para Paris-2024, numa conversa com os jornalistas na...

Judo

A judoca Telma Monteiro anunciou, esta quinta-feira, o seu regresso à competição nos Europeus, que terão lugar em Zagreb, na Croácia, de 25 a...

Atualidade

O Encontro Nacional de Esperanças Olímpicas realizou-se este fim de semana, no Centro de Alto Rendimento do Jamor. Este evento junta treinadores e atletas...

Cursos e Congressos

O quarto dia da Sport Integrity Week, evento organizado pela Sport Integrity Global Alliance (SIGA), reservou a assinatura, esta quinta-feira, em Carcavelos, de um...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.