Após cinco dias de competição e oito regatas disputadas, terminou este sábado o Campeonato Europeu da classe 6 metros, que decorreu em Cascais. Destaque para as equipas dos olímpicos Patrick Monteiro de Barros (Open) e Hugo Rocha (Clássicos), que foram vice-campeões nas respetivas divisões, “Classic” e “Open”, com embarcações construídas antes e depois de 1975, respetivamente.
Para os clássicos, os títulos de campeão e vice-campeão da Europa já tinham ficado decididos na sexta-feira. O barco espanhol Bribón 500, que ganhou os últimos dois Campeonatos Europeus, foi novamente o vencedor, com dez pontos, seguido dos romenos Essentia, com 17 pontos, que contavam com o velejador olímpico português Hugo Rocha a bordo. Em 3.º lugar, classificou-se a equipa espanhola Titia, que ganhou a regata de hoje, terminando com 20 pontos.
Nos “Open”, três barcos disputaram na derradeira regata do campeonato: o português Seljm, que a terminou em 3.º; o Momo, que venceu; e o barco inglês Scoundrel One, que a terminou em 7.º. Com estes resultados, os suíços Momo, que já se tinham sagrado campeões do mundo este ano, conquistaram agora o título europeu, com 18 pontos.
A equipa Seljm, tripulada pelos olímpicos Patrick Monteiro de Barros, Álvaro Marinho e Nuno Barreto, a que se juntaram Henrique Anjos e João Matos Rosa, terminou em 2.º, com os mesmos pontos do vencedor, enquanto que o último lugar do pódio foi para Scoundrel One, de John Harald Orneberg, tripulado pelos portugueses Vasco Pereira, Diogo Cayolla – velejador olímpico, Diogo Barros, Tiago Morais e Moritz Spitzauer.