A equipa que integrava o português José Paulo Ramada ao leme foi esta sexta-feira campeã do mundo da classe SB20, competição que decorreu desde segunda-feira, na Irlanda. Na tripulação do barco também estavam o também luso Gonçalo Lopes, além de Artem Basalkin e Carlota Gala.
Organizado pelo Royal Irish Yacht Club de Dun Laoghaire, na Irlanda, a competição reuniu 56 equipas, provenientes de 12 países, que encontraram difíceis condições de vento forte nos primeiros dias e no final pouco vento.
O “AP Hotels & Resort”, de José Paulo Ramada e Gonçalo Lopes, esteve sempre na luta das posições cimeiras, tendo terminado no top-3 em sete das 12 regatas disputadas. Depois de um 6.º, 3.º e 4.º lugares, garantiu o título mundial, o primeiro nesta classe para Portugal, terminando com 33 pontos.
Em segundo lugar, terminaram os ingleses Xcellente, com 44 pontos, seguidos pela equipa de Singapura, que terminou com 49 pontos.
A outra equipa portuguesa, o “Solyd Sailing Team/SailCascais” de Vasco Serpa, com Diogo Machado Pinto e Nathan Van Steenberge, terminou na 5.ª posição, com 64 pontos. A portuguesa Rita Leal Faria, integrada numa equipa irlandesa, fez sempre um campeonato em recuperação, ficando no 37.º, com 324 pontos.