O último dia da Feira do Livro de Lisboa dinamizará uma sessão importante para divulgar e debater o desporto. No próximo domingo, o evento receberá, às 14h00, o professor Alfredo Silva, coordenador e autor do livro “Empreendedorismo e Inovação no Desporto”, para tratar do papel do empreendedorismo no desporto, e o professor Pedro Sequeira, diretor da SportMagazine – revista de Treino Desportivo, focado no caráter formativo de conteúdos sobre desporto, como livros e revistas especializadas.
Para além destes, ambos oriundos da Escola Superior de Desporto de Rio Maior do Instituto Politécnico de Santarém (ESDRM-IPSantarém), participa também no encontro César Santos, diretor executivo da revista SportMagazine e gestor editorial da Quântica Editora – editora responsável pela edição do livro e da revista. O evento acontece no Parque Eduardo VII – Palco da Praça Laranja.
“Empreendedorismo e Inovação no Desporto”
Alfredo Silva, formador da Confederação do Desporto de Portugal e coordenador do livro apresentado, destacou, em cerimónia recente, a relevância do livro não só, mas também, para os alunos do curso de desporto.
“Há longos anos que o empreendedorismo tem vindo a ser estudado. É uma ferramenta de apoio para alunos do setor do desporto. Estamos a mover-nos daquilo que é a economia do conhecimento global. Cada vez as mudanças são mais rápidas. A economia está marcada pela incerteza e pela ambiguidade. O que nos cabe é decidir o que fazer com o tempo que nos é dado. A vida apenas nos dá possibilidades para construir um futuro melhor. Por isso, este foi o contributo que demos para contribuir para esse futuro melhor e mais próspero”, afirmou.
O livro “Empreendedorismo e Inovação no Desporto”, com PVP de 25.90 euros, está à venda na Feira de Lisboa no stand D94 (e ainda na Feira do Livro do Porto – stands 2, 3, 4 e 5) com 20% de desconto, ou seja, 20,72 euros. A obra está também à venda na Booki.
Sobre a obra
O setor da atividade física e desporto precisa de beneficiar do empreendedorismo e da inovação. Inovação de produto, tecnológica, organizacional, de marketing e comercial. A coordenação da obra pretendeu proporcionar aos profissionais da atividade física e desporto dez capítulos onde encontram as metodologias para empreender e inovar. O livro pretende constituir um instrumento para o desenvolvimento de competências empreendedoras que proporcionarão a transformação da vida dos empreendedores e as mudanças na vida dos clientes ou participantes na atividade física e desporto.
Centrado no Costumer Development Model (Blank & Dorf, 2012), contém inúmeros exemplos práticos experimentados e abordagens que vão conduzir à formação de atitudes e à ação de empreender e pôr em prática inovações, ideias e projetos. É, pois, um contributo original e plural de autores vinculados ao contexto do desporto para capacitar os que querem empreender no desporto.
Sobre os autores
Os autores, de Portugal e Espanha, que integram este livro reúnem uma diversidade de percursos de vida e de experiências profissionais e empresariais: Associação Surf Social Wave; Consultoria independente aplicada à eHealth e Exercise Medicine e ao empreendedorismo; Fullback – Sports Management Consulting; Instituto Politécnico de Santarém – Escola Superior de Desporto de Rio Maior; Instituto Politécnico de Setúbal – Escola Superior de Educação; Universidad Europea de Madrid; Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; University of Castilla-La Mancha; Valgo Consultoría Deportiva; Workwell.
Uns são provenientes do meio académico, investigadores, professores, outros gestores, empresários e ex-empresários, e outros ainda consultores especializados na área do empreendedorismo e da inovação. Desenvolvem atividade em áreas distintas, tais como o treino desportivo – da formação ao alto rendimento, a atividade física laboral, os estilos de vida ativos e saudáveis, a tecnologia aplicada a organizações desportivas, as instalações desportivas, a gestão de organizações desportivas e de programas, a educação física e desportiva, o desporto de natureza e, por fim a área health & fitness.
SportMagazine – revista de Treino Desportivo
A SportMagazine – Revista de Treino Desportivo trata-se de um projeto editorial, impresso, digital e online, tem o objetivo de proporcionar a treinadores, estudantes, professores, formadores, investigadores, atletas e praticantes artigos técnicos e notícias atualizadas, sendo o seu objeto o treino desportivo como centro de desenvolvimento de conteúdos especializados de Desporto.
Perspetiva-se como um projeto de comunicação diferenciado, congregador das organizações de referência, e simultaneamente interativa, especializado, formativo, promotor e útil, valorizando o estatuto epistemológico e o reconhecimento social do Desporto.
Nas palavras do Prof. Pedro Sequeira, no editorial do número inaugural da SportMagazine, “o Desporto tem questões mais científicas, mais técnicas, mais pedagógicas, mais políticas, e era preciso uma publicação onde o treinador pudesse ir buscar conhecimentos e competências apresentadas de diversas formas, sejam artigos escritos ou opiniões. Por outro lado, a revista também tem a preocupação de tudo o que publica vir de entidades ou pessoas com credibilidade na área desportiva.
Mas não vai ser uma visão fechada sobre o desporto, não serão só treinadores a falarem sobre treinadores, mas também atletas a falarem sobre treinadores, outros profissionais ligados ao treino desportivo a partilharem os seus conhecimentos.”
Ou seja, é preciso colocar o Desporto com a relevância que merece no âmbito dos conteúdos culturais e sociais, desvelando e aprofundando a reflexão numa área que também tem os seus livros, revistas e obras de referência, como outras em destaque no «mundo dos livros».
Pode aceder a informação sobre as edições já lançadas e aceder à página de assinatura aqui.