Diogo Ribeiro está na história da natação portuguesa e mundial. O atleta de 17 anos conquiste este domingo a terceira medalha de ouro no mundial de natação juniores, desta vez nos 50 metros mariposa, em Lima, no Peru. Além do novo triunfo, o atleta treinado por Alberto Silva garantiu o recorde do mundo do escalão com a marca de 22,96 segundos. Antes, Diogo Ribeiro já havia sido campeão mundial dos 50 livres e 100 mariposa.
Fecharam o pódio dos 50m mariposa, o checo Daniel Gracik (23,46) e o dinamarquês Casper Puggaard (23,96), segundo e terceiro, respectivamente, que já haviam ocupado exatamente estes mesmos lugares nos 100 mariposa.
“Estou sem palavras. São muitas emoções. Conquistar esta terceira medalha e logo com um recorde do mundo é um sonho. Foi um longo percurso antes e durante o mundial para conquistar estas medalhas e este recorde. Tenho de agradecer a todos que me ajudaram, a família, ao meu treinador e equipa técnica, ao clube e federação. Isto é o resultado”, disse Diogo Ribeiro, em declaração à Federação Portuguesa de Natação.
Recorde-se que Diogo Ribeiro também já havia conquistado a medalha de bronze nos Europeus absolutos, em Roma a 12 de agosto, nos 50 metros mariposa. O atleta do Benfica é o detentor dos recordes nacionais absolutos dos 100 metros livres (48,52 segundos) e dos 50 (22,96) e dos 100 metros (51,61) mariposa.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Federação Portuguesa Natação (@fpnatacao)