O Benfica conseguiu, este domingo, no pavilhão da Expocentro, em Pombal, 30 anos depois, a “dobradinha” no Nacional de Clubes de atletismo em pista coberta.
No distrito de Leiria, a turma encarnada venceu o conjunto leonino no setor masculino por um ponto de vantagem (97 contra 96), enquanto que, no setor feminino, a vitória do Benfica acabou com o domínio sportinguista na modalidade (13 títulos consecutivos entre 2011 e 2023 e 29 títulos desde 1995, apenas interrompidos pela vitória do FC Porto em 2010).
“Emoção e polémica marcaram a segunda jornada das finais dos Campeonatos Nacionais de Clubes, na primeira divisão, competição que decorreu em Pombal, organizada pela Federação Portuguesa de Atletismo, com os apoios da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra e do Município de Pombal. Emoção competitiva com o equilíbrio das duas equipas que estavam a lutar pelos títulos. Contudo, um protesto do Sporting levou a adiar o anúncio das decisões. Até aí, parecia nítido que o Benfica, trinta anos depois, voltava a fazer a dobradinha, com títulos em masculinos e femininos e após a análise dos protestos o chegou a confirmação. Foi mesmo assim. Em masculinos, o Benfica venceu com um ponto de vantagem (o ano passado perdera por meio ponto) e em femininos por três pontos”, destaca, em nota publicada no site oficial, a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA).
No setor masculino, o Benfica, depois de ter perdido, em 2023, por meio ponto – o Sporting colocou termo a 12 títulos consecutivos do rival maior –, a turma da Luz voltou a vencer, tendo mantendo a vantagem de um ponto que detinha no fim da primeira jornada da competição, sendo que o terceiro lugar foi para a Juventude Vidigalense, com 56 pontos.
No setor feminino, o Benfica alcançou 93 pontos, contra 90 do Sporting, tendo os madeirenses Jardim da Serra ficado em terceiro, com 58 pontos.
Femininos
1.º SL Benfica, 93 pontos
2.º Sporting C P, 90
3.º ACD Jardim Serra, 58
4.º GD Estreito, 51
5.º Juventude Vidigalense, 51
6.º AC Póvoa de Varzim, 45
7.º SC Braga, 44
8.º GR Eirense, 35.
Masculinos
1.º SL Benfica, 97 pontos
2.º Sporting CP, 96
3.º Juventude Vidigalense, 56
4.º Maia A C, 52,5;
5.º SC Braga, 48
6.º ACD Jardim Serra, 47,5
7.º GD Estreito, 41
8.º CA Seia, 29.
Por: Pedro Silva
Fotos: FPA