Ricardo Nora apresentou no dia 11 de setembro a sua recandidatura à presidência da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) para o mandato de 2024/25.
Com o apoio de Miguel Monteiro, atleta paralímpico recentemente medalhado com a medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, a candidatura assume “um compromisso renovado com o fortalecimento do desporto universitário”, num ano especial em que a FADU celebra o seu 35.º aniversário.
Em comunicado, a candidatura aponta que este mandato, de um ano, foi aprovado em Assembleia Geral da FADU para coincidir com o ciclo das Universíadas (Jogos Mundiais Universitários). Ricardo Nora, que tem liderado a FADU nos últimos dois anos, defende a necessidade de um mandato estratégico que permita preparar um plano de desenvolvimento robusto para o futuro da organização e do desporto universitário em Portugal.
“No ano de 2025 a FADU comemora 35 anos de existência, é fundamental por isso refletirmos sobre o nosso passado e, mais importante, delinearmos uma visão estratégica para o futuro. Pretendemos discutir o modelo desportivo atual e construir um plano que potencie o crescimento do desporto universitário, envolvendo mais estudantes e promovendo uma prática desportiva inclusiva e acessível a todos”, afirma Ricardo Nora.
A recandidatura sublinha também a importância do apoio da FADU aos eventos internacionais que terão lugar em Portugal em 2025, como o Campeonato Europeu Universitário de Andebol e o Campeonato Europeu Universitário de Ténis e Padel. “Estes eventos oferecem uma oportunidade única para demonstrar o nosso compromisso como País com o desporto universitário e reforçar o nosso posicionamento a nível internacional.” destacou Ricardo Nora.
Adicionalmente, Ricardo Nora enfatizou a necessidade de aumentar o mediatismo do desporto universitário em Portugal, para atrair novos talentos e fomentar uma cultura desportiva robusta entre os jovens. “Queremos garantir que o desporto universitário tenha o destaque que merece nos meios de comunicação e junto da sociedade civil, reconhecendo o valor e o esforço dos nossos atletas e inspirando mais jovens a participar e a usufruir dos benefícios da prática desportiva,” explicou.
O foco de 2025, estará também na preparação das seleções nacionais para aqueles que são os Jogos Olímpicos no seio do desporto universitário, os Jogos Mundiais Universitários de Verão de 2025, na Alemanha, e os Jogos Mundiais Universitários de Inverno de 2025, em Torino, e no aproximar do tecido desportivo nacional.
Fonte: FADU