A Festa do Basquetebol Juvenil, considerado o maior evento nacional do desporto federado juvenil, vai juntar, de três a sete de abril, em Albufeira, perto de “1.500 participantes envolvidos diretamente nesta competição”.
“A competição coloca em campo as seleções distritais nos escalões de sub14 e sub16, femininos e masculinos, e conta com o apoio imprescindível do município e da Associação de Basquetebol do Algarve, associação organizadora do evento”, destacou, numa nota publicada no site oficial, a Federação Portuguesa de Basquetebol.
A apresentação, que decorreu na Bolsa de Turismo de Lisboa, integrado na Feira Internacional de Lisboa, e contou “com diferentes responsáveis federativos, municipais e associativos, bem como com a presença do Blitz e da Tiry, as mascotes federativas, foi uma ocasião de abertura do maior evento nacional do desporto federado juvenil”, junta a nota.
O presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Manuel Fernandes, destacou os 11 anos de colaboração entre a FPB e o município de Albufeira.
“Entre jogadores, treinadores, árbitros, dirigentes e elementos da organização, são 1.500 os participantes envolvidos diretamente nesta competição. Trata-se do maior ponto de encontro de quem gosta de basquetebol juvenil, que se celebra todos os anos. Demonstra também a visão estratégica de quem lidera o município, que reconhece o impacto positivo, desportiva, social e economicamente, para Albufeira. Ao fim de 11 anos consecutivos da Festa em Albufeira, já deixámos de ser parceiros e tornamo-nos uma equipa coesa, indestrutível, que não regateia esforços para que nada falhe”, apontou o responsável máximo da FPB.
José Carlos Rolo, presidente da CM Albufeira, também salientou o impacto que o evento tem para o município e a aposta ganha que é receber a Festa do Basquetebol Juvenil.
“A dimensão humana é de salientar. Mais de 1500 intervenientes, aos quais devemos acrescentar os pais e restantes adeptos que marcam presença em Albufeira. Trata-se de uma ocasião em que os atletas criam laços de amizade e memórias que guardarão“, explicou o autarca algarvio.
Algarvio Tomás Barroso é o padrinho do evento
O padrinho do evento é Tomás Barroso, antigo internacional português natural de Albufeira. “É uma honra enorme poder ser o Padrinho de um evento como este. A dimensão é incrível! É o 11.º ano em Albufeira, o que muito me orgulha porque mostra que Albufeira não se preocupa só em ser um município de turismo, mas que também consegue atrair eventos desta dimensão e tenta ser eclética nestas ações. Albufeira, a minha terra, é uma cidade bonita, com gente capaz, e estes 11 anos de Festa do Basquetebol são prova disso”, afirmou.
Por: Pedro Silva
Foto: FPB