25 de Novembro 2024 12:42
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Atletismo

Nelson Évora recebe homenagem do COP: “Estou no final da minha carreira e é verdade que quando uma porta se fecha…”

Homenagem ao Campeão Olimpico Nelson Évora. Foto: COP

Campeão olímpico do triplo salto em Pequim 2008, o atleta português Nelson Évora foi homenageado esta terça-feira pelo Comité Olímpico de Portugal (COP). Aos 38 anos, o histórico desportista recebeu uma obra artística em sua homenagem. Antes dele, o também campeão olímpico Carlos Lopes recebeu homenagem igual.

“É um ato singelo, é um ato simples, mas cheio de significado”, disse José Manuel Constantino, presidente do COP. “Queremos testemunhar-te o agradecimento do COP e o agradecimento de Portugal daquilo que é o teu valor desportivo, do que conseguiste em termos pessoais e sobretudo para o desporto nacional”, acrescentou o mandatário, em entrevista ao COP.

O Comité Olímpico de Portugal está a prestar aos cinco campeões olímpicos do país. De acordo com o COP, a porta onde está ilustrado o rosto de Évora “simboliza o recomeço e as possibilidades sem fim, representa também a forma como o atleta encara a sua vida”.

Junto da família e amigos, Nelson Évora recordou o início do seu percurso olímpico, com a presença no Festival Olímpico da Juventude Europeia em 2001, a que se seguiram os Jogos Olímpicos de 2004, 2008, 2016 e 2020.

“Sabemos que podemos lá chegar, mas achamos sempre que é um sonho, porque muitos sonham. Eu sinto-me muito sortudo; Tenho de agradecer ao artista que fez a porta… Tenho 38 anos, estou no final da minha carreira e é verdade que quando uma porta se fecha abrem-se outras. Já tenho muitas à espera por isso estou feliz por tudo aquilo que alcancei. Sou um homem feliz, sou um homem concretizado”, destacou.

As portas que estão a ser entregues são uma obra artística do português Telmo Guerra, natural da Covilhã, mas emigrante na Suíça desde 2012.

Os cinco campeões olímpicos portugueses:

Carlos Lopes, (maratona) – Los Angeles 1984.
Rosa Mota, (maratona) – Seul 1988.
Fernanda Ribeiro, (10000 metros) – Atlanta 1996.
Nélson Évora, (triplo salto) – Pequim 2008.
Pedro Pablo Pichardo, (triplo salto) – Tóquio 2020.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Desporto Olímpico

José Manuel Araújo apresentou, por estes dias, a candidatura à presidência do Comité Olímpico de Portugal (COP), ambicionando fazer mais e melhor. O antigo...

Desporto Olímpico

O advogado Alexandre Mestre vai candidatar-se à presidência do Comité Olímpico de Portugal (COP), revelou o próprio ex-secretário de Estado do Desporto e Juventude...

Desporto Olímpico

O Comité Olímpico de Portugal (COP) consagrou, esta quinta-feira, os melhores do desporto português no ano olímpico de 2024, durante a Celebração Olímpica (CO)...

Desporto Olímpico

Os quatro portugueses medalhados em Paris-2024 receberam, esta quinta-feira, o Prémio Excelência Desportiva do Comité Olímpico de Portugal (COP). Campeões olímpicos no madison na...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.