15 de Abril 2024 20:52
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Ciclismo

“Volta a Portugal foi o principal evento da Cidade Europeia do Desporto” (Ricardo Rego)CED 2023 - Viana do Castelo 

Foto: UVP - Federação Portuguesa de Ciclismo

Caiu o pano sobre a 84.ª edição da Volta a Portugal em bicicleta. O fecho aconteceu no Santuário de Santa Luzia, em Viana do Castelo, em pleno dia da Senhora D’Agonia, a festa “maior” do Alto Minho. E, também por cauda disso, as ruas encheram-se de pessoas, dando um colorido muito especial à prova mais emblemática do ciclismo luso.

O vereador do Desporto da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Ricardo Rego, era um homem feliz após um dia “em cheio” que terminou num dos locais mais emblemáticos de Viana do Castelo.

“Foi o culminar de vários dias de festividade e fechou com a Volta a Portugal. E com uma multidão na rua. Viana do Castelo recebeu, pela primeira vez, a prova maior do ciclismo português e foi memorável para todos. Inesquecível. Foi o maior e principal evento de Viana do Castelo – Cidade Europeia do Desporto. Viana vibra e ama o ciclismo. E ficamos ainda mais felizes porque um vianense, o César Fonte, foi coroado “rei da montanha” aqui. Foi a cereja no topo do bolo. Foi uma prova fantástica e fechou com um dia memorável, com ruas cheias, uma avenida a rebentar pelas costuras e vibrante. O povo de Viana vibra com o ciclismo e adora a modalidade”, destacou Ricardo Rego.

Encerramento da Volta em Viana foi “inesquecível” e “memorável”

Joaquim Gomes, diretor da prova, refere que o último dia, na Pérola do Lima, foi “inesquecível”.

«Depois de todos os escândalos da pretérita edição [múltiplos controlos antidoping positivos e suspensões], merecíamos isto! E estes bravos da estrada também. Ciclismo é espírito de sacrifício e resiliência. Este último dia, em Viana do Castelo, foi de glória para a Volta e inesquecível para o ciclismo nacional. Em 2024, por reconhecimento à parceria da cidade com a organização da Volta desde 2003, anuncio-vos que a apresentação e o final da Volta serão em Viseu», revelou o antigo ciclista.

A cidade de Viriato foi o prólogo da Volta e, em 2024, a corrida terminará na “fantástica Avenida da Europa”, revelou. Viseu, recorde-se, já recebeu os finais da competição em várias edições, nomeadamente em 2003, 2005, 2007, 2009, 2013, 2017 e 2021, e acolheu os inícios da prova em 2010, 2015, 2019 e no presente ano.

*por Pedro Silva*

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Ciclismo

Os portugueses Iuri Leitão e Ivo Oliveira conquistaram, no passsado fim de semana, a medalha de bronze em madison das Taça das Nações de...

Ciclismo

O ciclista Iúri Leitão terminou entre os cinco primeiros na prova de omnium masculino da Taça das Nações de Pista, que decorre em Milton,...

Ciclismo

Ana Santos estreou-se na primeira etapa da Taça do Mundo de XCO e XCC, que está a decorrer em Mairiporã, no Brasil, com um...

Ciclismo

A portuguesa Maria Martins terminou em nono a prova feminina de eliminação da Taça das Nações de ciclismo de pista, que decorreu em Milton,...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.