4 de Fevereiro 2023 05:52
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Agenda

Vila de Sintra tem contagem regressiva para 32.ª edição da Corrida Fim da Europa: “Dificilmente haverá prova mais bonita…”

Foto: CORRIDA FIM DA EUROPA/Divulgação

“Dificilmente haverá prova mais bonita…”. Este é provavelmente o testemunho que melhor define a Corrida Fim da Europa, que irá para a 32.ª edição a decorrer no próximo dia 29 de janeiro. Percorrendo uma das paisagens mais encantadoras de Portugal, a Vila de Sintra (Sintra dos Amores) – Património Mundial da Unesco, recebe há mais de 30 anos milhares de atletas que, ano após ano, desafiam o misticismo da Serra de Sintra.

As inscrições estão abertas até o dia 25 de janeiro e podem aqui ser realizadas. Ao todo, três mil vagas estão disponíveis para os atletas. Outras informações, como sobre transporte e premiação podem aqui ser encontradas.

As características da corrida, de inigualável beleza, conferem-lhe o direito de ser considerada entre as dez primeiras no livro World’s Ultimate Running Races, da Harper Colling Publishers, que destaca as 500 mais emblemáticas provas a nível mundial.

“A prova com uma distancia total de 16.945 metros, quer pela dureza da prova, pelo percurso, como pelas condições climatéricas que, normalmente, se fazem sentir em Sintra no mês de janeiro, a torna ainda mais desafiante”, destaca a organização do evento.

Com partida em plena Vila de Sintra, em frente à Fonte Mourisca, passando junto ao Largo Rainha Dona Amélia, o percurso segue caminho pela Rampa da Penha, Zona Florestal da Peninha, serpenteando a serra de Sintra, entre curva e contracurva os primeiros quatro quilómetros são sempre a subir . Entre o quilómetro 4 e 10, o percurso é oscilante entre subidas e descidas sem grande dificuldade.

Chegando ao quilometro 10 está o que se pode designar por “muro” ou “parede”, em que, rodeado de imponentes árvores, o percurso é sempre a subir ao longo de um quilometro, que na sua fase final da subida atinge os 15 % de inclinação. O mapa da corrida está aqui disponível.

A última parte da corrida é sempre a descer ao longo de 6 quilómetros, desfrutando da imensidão do Oceano Atlântico, que serve de anfiteatro da Meta colocada mesmo em cima das arribas e junto ao Farol do Cabo da Roca, o local mais ocidental do continente Europeu. Como refere a maior obra épica portuguesa de Luís Vaz de Camões “Aqui onde a terra se acaba e o mar começa” é onde termina uma das mais antigas provas nacional.

Foto: CORRIDA FIM DA EUROPA/Divulgação

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderá gostar

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.