O Rio Lima, em Viana do Castelo, foi palco, esta manhã, do segundo dia de provas da IX Regata Internacional, que teve lugar nas águas do Rio Minho, sendo que o quartel-general foi montado no Centro de Remo. O Viana Remadores do Lima foi o vencedor por equipas da competição que durou dois dias.
A prova, que juntou mais de 220 praticantes de cinco países (33 tripulações de 14 clubes), integrada na Viana do Castelo – Cidade Europeia do Desporto, contou com muito público nas margens do Rio Lima, que vibrou, efusivamente, com as vitórias do conjunto local (venceu duas das principais provas e obteve a melhor pontuação global).
A primeira competição de fundo, que se disputou Entre Pontes foi a de Open F4x, que foi ganha pelo CN Infante, com o tempo de 20:17,1, seguido do Viana Remadores do Lima/SC Caminhense, com 20:28,4 e do CF Portuense, com 20:18,5.
A categoria sub-19 F4x teve como vencedora a equipa de Viana Remadores do Lima (VRL), com o tempo de 20:49, seguido do Gentse RS, com o tempo de 20:50, e do CF Portuense (21:35).
Nos Open M8+, a vitória sorriu ao SR Mâconnaises, com o tempo de 17:38:3, seguido do Viana Remadores do Lima (17:59:05) e RC Mediterrâneo (18:08,9).
Os franceses do Gentse RS dominaram a competição de U19 M8+, tendo finalizado a prova com o tempo de 17:56,5. Em segundo ficou o CN Infante (18:08,1) e o SC Caminhense fechou o pódio (18:45,5).
Os prémios da competição, que também contou com equipas de remo adaptado, foram entregues, entre outros, pelo presidente do Viana Remadores do Lima (José Esteves), pelo vereador do Desporto da Câmara Municipal de Viana do Castelo (Ricardo Rego) e pelo antigo campeão olímpico francês Michel Andrieux – que venceu os Jogos Olímpicos de Sidney em 2000 e foi medalha de bronze nos JO realizados em Atlanta (Itália) em 1996 –, que criou, recentemente, a Falcon Racing, marca especializada em barcos de competição de alto nível. «Estou encantado. Magnífica organização», destacou, no final das provas, o antigo campeão olímpico francês.
por Pedro Silva