23 de Maio 2024 13:30
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Cidades Europeias do Desporto

Viana do Castelo investe 1,7 milhões de euros para criar Cidade DesportivaCED 2023 - Viana do Castelo 

Foto: Daniel Leal/SM

Viana do Castelo, cidade europeia do desporto, vai avançar com a compra de três imóveis para a construção da Cidade Desportiva, que custará cerca de 1,7 milhões de euros à autarquia.

Segundo Luís Nobre, Presidente da Câmara de Viana do Castelo, explicou que a minuta do contrato vai ser remetida ao Tribunal de Contas. “Há condições para avançarmos para este projeto. Com as negociações conseguimos poupar 16 mil euros, mas o mais importante foram as condições de pagamento acordadas”, afirmou. Na minuta, é referido que o pagamento será feito em cinco prestações, sendo que primeira, no valor de 400 mil euros, já foi liquidada.

“A segunda, do valor de 200 mil euros, deve ser paga em dezembro de 2023, a terceira, de 375 mil euros, em agosto de 2024, a quarta, também, do valor de 375.000, em agosto de 2025 e a quinta e, última prestação, de 350 mil euros, em agosto de 2026”, pode ler-se no documento onde também é mencionado que a autarquia vai avançar com a compra de um prédio urbano com rés-do-chão, primeiro andar e logradouro por 130 mil euros e um terreno baldio situado nas proximidades, por 16.443 mil euros.

O investimento feito pela autarquia inclui ainda a aquisição de prédio rústico composto de quinta murada com casa de habitação, mato, pinheiros, lavradio, vinha e pomar, com a área de 128.880,00 m2.

De acordo com a autarquia de Viana do Castelo, o investimento vai “criar uma relação que hoje não existe, entre a cidade e o complexo desportivo Manuela Machado” e reforçar a candidatura da capital do Alto Minho a Cidade Europeia do Desporto.

A Cidade Desportiva criará “um corredor verde desportivo entre a Praça Viana, em construção no espaço da antiga praça de touros, e o complexo desportivo Manuela Machado, dotando-o de infraestruturas de desporto e lazer”, sendo também mencionado no documento que todos os edifícios existentes (devolutos ou em ruínas) serão objeto de refuncionalização para funções e usos diretos à atividade desportiva ou de atividades complementares e determinantes para a multifuncionalidade pretendida para toda a Cidade Desportiva.

 

 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Basquetebol

O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, acolhe, nos dias 16 e 17 de março, a “final-four” da Taça de Portugal em basquetebol,...

Atletismo

As ruas de Viana do Castelo, que em 2024 foi eleita a melhor cidade europeia do Desporto, foram percorridas, no passado domingo, por perto...

Atletismo

A Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, no próximo domingo (dia 29), uma caminhada solidária para celebrar o Outubro Rosa, o mês da...

Atualidade

Os membros do Comité de Avaliação da candidatura de Matosinhos a Cidade Europeia do Desporto em 2025 estiveram em Matosinhos durante três dias, que...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.