A Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) foi alargada ao ensino superior. O secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, que esteve presente na cerimónia de apresentação do Projeto Piloto UAARE Superior, no Centro de Alto Rendimento do Jamor, onde também esteve o ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, disse ser “é fundamental criar condições de apoio para os estudantes atletas de rendimento elevado terem um conjunto de medidas de suporte que lhes permitam conciliar com sucesso as duas carreiras”.
“Estamos a fazê-lo já há oito anos com o segundo ciclo, o terceiro ciclo do ensino secundário e naturalmente que é muito importante conseguirmos fazer agora a extensão deste programa ao ensino superior e esse é o objetivo”, referiu Pedro Dias duranta a apresentação do projeto piloto, que vai juntar quatro universidades e dois institutos politécnicos.
O governante acrescentou que “o “levantamento nestas seis instituições do número de atletas de alto rendimento e seleções nacionais que vão integrar o projeto piloto”, que, posteriormente, será alargado a todas as instituições de ensino superior.
Por sua vez, Fernando Alexandre disse que o objetivo de alargar este projeto “é precisamente instituir, criar um sistema que tenha flexibilidade e que tenha a capacidade de garantir que as duas atividades são compatíveis”.
“Este projeto procura garantir aquilo que se chama a carreira dupla, a conciliação entre o sucesso escolar no ensino superior e o sucesso para os atletas de alto rendimento. São duas atividades muito exigentes e, em que muitas vezes, no ensino superior, não temos as condições que permitem a estes alunos conciliar uma atividade muito exigente do ponto de vista físico, mental e de consumo de tempo com a sua atividade académica”, referiu.
“Garantindo algumas tutorias, permitindo a flexibilidade nas avaliações e um acompanhamento destes alunos, para que, ao perseguirem uma carreira de alto rendimento, de alta competição, não sejam obrigados, como acontece a muitos, a abandonar a vida académica, o que depois no futuro pode ter um custo muito elevado”, concluiu.
Assinado acordo com ADoP
Na mesma cerimónia, que se realizou no Centro de Alto Rendimento do Jamor, foi assinado um acordo de cooperação entre a UAARE, a UAARE Superior e a Autoridade Antidopagem de Portugal (AdoP).
Estiveram presentes nesta ocasião, para firmar o acordo de coperação, Joaquim Mourato, diretor-Geral do Ensino Superior; Maria João Horta, em representação do diretor Geral da Educação; Manuel Brito, presidente da Autoridade Antidopagem de Portugal; Ricardo Gonçalves, presidente do Conselho Diretivo do Instituto Português do Desporto e Juventude e Victor Pardal, coordenador nacional da UAARE e UAARE Superior.
O objetivo das UUARE
“As UAARE visam uma articulação eficaz entre os agrupamentos de escola, os encarregados de educação, as federações desportivas e seus agentes e os municípios, entre outros interessados, tendo por objetivo conciliar, com sucesso, a atividade escolar com a prática desportiva de alunos/atletas do ensino básico e secundário enquadrados no regime de alto rendimento, seleções nacionais ou de elevado potencial desportivo”, destaca, em nota publicada no site oficial, o Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ).
Por: Pedro Silva
Fotos: IPDJ