17 de Abril 2024 04:29
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Atualidade

“Um dia, deixaremos de falar da igualdade de género”(Enrique Vásquéz Justo)

Foto: Pedro Silva

Durante o “II Fórum de Futsal Feminino – O Desenvolvimento do Atleta a Longo Prazo”, que contou com a presença, entre outros, de Enrique Vásquéz-Justo (Instituto Europeu de Estudos Superiores – IEES), muitos defenderam que as barreiras existentes – muitas delas criadas por nós, quando nos referimos à igualdade de género “quando não há necessidade de o fazer”, defendeu o presidente do IEES) – vão, à medida que o tempo passa, desaparecendo, porque as crianças, atualmente, “já não fazem essa “separação”.

“Temos de construir uma sociedade mais igual. Eu gosto mais da palavra equidade. Agora, ainda há necessidade de falar de igualdade e muitas vezes não é preciso. Esperemos que, um dia, deixemos de falar da igualdade de género. Os jovens sentem cada vez mais essa diferença e, nas escolas, não existem essa separação”, destacou o professor do IEES, contando, de seguida, um episódio passado com o filho, que pratica basquetebol, para corroborar a sua “teoria”.

“Agora, a minha vida é leva-lo aos treinos e aos jogos. E vemos muitos jogos na TV. Um dia disse-me: “pai, logo vamos ver um jogo da seleção espanhola na televisão”. Quando me sentei e comecei a ver percebi que era a seleção feminina. Ele disse-me seleção. Para ele é igual se é masculina ou feminina. Era basquetebol. Ponto. Era a seleção. Basta”, contou.

Antes da sua intervenção, Adelina Pinto, vereadora da Educação da Câmara de Guimarães, também se referiu à palavra “equidade” como a sua favorita.

Recordou que quando vai às escolas do concelho é recebida por meninas que lhe perguntam porque não podem jogar futebol e meninos que a questionam porque não conseguem praticar voleibol. “Temos de mudar isto. Mas é a nossa mentalidade e vai demorar. E o desporto não pode ficar à espera. Nas escolas temos de apresentas as modalidades a e para todos”, destacou, lembrando a “enorme diferença” de prática desportiva existente entre os dois sexos. “Temos inúmeros parques públicos e quase sempre estão lá homens”, disse.

*por Pedro Silva*

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Atualidade

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) assumiu, pela nona vez, a coordenação nacional e a implementação da estratégia e ações da Semana...

Atualidade

O Ética Summit tem ainda como tema a Violência no Desporto, contando com diversos painéis direcionados para o mesmo. A conferência ‘O desporto e...

Atualidade

O Ética Summit 2023 deu início às 19h15 desta sexta-feira. A segunda edição deste evento teve no painel inicial, sob o tema ‘Desporto Século...

Cursos e Congressos

O Ética Summit 2023 dá início esta sexta-feira, tendo término no domingo, dia 10. De realçar que este evento decorre num formato exclusivamente online,...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.