24 de Abril 2024 11:10
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Natação

Treinador Adrian Radulescu revelou segredos do sucesso do nadador David PopoviciCED 2023 - Viana do Castelo 

Foto: Viana Cidade Europeia do Desporto - 2023

A “aula” de Adrian Radulescu, romeno que é o treinador do nadador David Popovici, talvez a maior potência mundial da modalidade nos dias que correm, no 46.º Congresso da Associação Portuguesa de Técnicos de Natação e também do XVI Congresso Ibérico de Natação, certame que se realizou em Viana do Castelo, era aguardada com muita expectativa por todos os que marcaram presença no certame e, pode dizer-se, Adrian, com um discurso simples e uma apresentação bem delineada, correspondeu, totalmente, às expectativas de todos.
Adrian Radulescu, selecionador nacional e júnior da Federação Romena de Natação), recorde-se, está com David Popovici desde os nove anos, altura em que a jovem estrela mundial de natação, considerado uma das promessas para as Olimpíadas de Paris de 2024, era apenas um entre os seus atletas no CSA Steaua Bucaresti.
Do currículo de Popovici, que em junho de 2022 se estreou na competição sénior no Mundial de Natação, que teve lugar em Budapeste, onde venceu as provas de 100m e 200m livres, fazem parte ainda sete “ouros” nos campeonatos europeus de juniores em 2021 e 2022.
Na sua “aula”, no Centro Cultural de Viana do Castelo, o jovem técnico, de 33 anos, que esteve ao lado de João Paulo Vilas-Boas, que lhe teceu rasgados elogios, recordou que Adrien é o atual treinador do recordista dos 100 metros livres, sublinhou que trabalha com Popovici “há 10 anos”, tendo lembrando que as condições de treino/trabalho na Roménia “não são iguais às da Austrália”. “Não há apoios, existem poucas piscinas e recursos limitados”, juntou.
Depois, revelou que um treinador, assim como qualquer atleta, tem de começar a “pensar” numa competição “dois anos antes”, acrescentando que a “tática de treino é fundamental”.
Apresentou, depois, uma série de vídeos de treinos da maior esperança romena na natação, revelando, depois, um dos “maiores segredos para o sucesso”.
“A mente é fundamental. O segredo é saber como se mentaliza alguém e se consegue motivar para o sucesso. Temos de pensar alto, acreditar que é possível, mas o segredo é manter sempre os pés bem assentes na terra. Disciplina, estocismo e números. O sucesso passa por aqui”, vincou, recebendo aplausos dos presentes.

8 a 10 sessões por semana
Em média, Radulescu trabalha com Popovici oito a dez vezes por semana (preparação física duas a três vezes).
Numa recente entrevista, o técnico romeno afirmou que “um carro de corrida ficará mais rápido se você encontrar a relação adequada entre potência e peso”, salientando que este “é o aspecto” que trabalha, ou seja, “força muscular em velocidade”. “Não estamos a construir um “mescle car”, mas um carro de Fórmula 1”, disse, tendo confirmado, em Viana do Castelo, que dá “muita atenção” à parte física e à capacidade aeróbica dos seus nadadores.

*por Pedro Silva*

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Natação

Diana Durães (Benfica) e Ana Rodrigues (Escola Desportiva de Viana) garantiram,no passado sábado, os mínimos para os Mundiais de Budapeste (10 a 15 de...

Natação

O campeonato nacional de juvenis, juniores e absolutos em natação, que teve lugar em Coimbra, terminou com três recordes absolutos, cinco máximos juniores e...

Natação

Angélica André conquistou, ontem, a medalha de bronze na prova dos 10 quilómetros de águas abertas nos Mundiais de natação, que estão a ter...

Natação

Arranca, esta sexta-feira, em Doha (Qatar), o Mundial de Desportos Aquáticos, que termina a 18 de fevereiro, e conta com 15 atletas portugueses (vão...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.