30 de Setembro 2022 06:31
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Vela

Tom Slingsby e a dimensão da vela: “Alguns desportos não são feitos para espectadores, mas são fantásticos para ser feitos”Exclusivo 

Foto: Tom Slingsby/Facebook

Um dos velejadores mais prestigiados do mundo e atual melhor velejador do mundo, Tom Slingsby, esteve em Portugal, mais precisamente em Cascais, entre os passados dias 20 e 25 de junho, para o TP52 World Championship. O australiano de 37 anos, que foi medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, campeão do mundo por nove vezes, conversou com a SportMagazine.

Aquando perguntado acerca da visibilidade da vela no seu país de origem, a Austrália, Tom compara com Portugal e afirma ser muito parecido, não sendo a vela, de todo, um desporto grande em nenhum dos países.

“Não, a vela não é, definitivamente, um dos maiores desportos na Austrália. Não é algo que muitas pessoas acompanhem. Provavelmente é muito semelhante [a Portugal], podemos assumir. Está a crescer um pouco na Austrália, até a nível financeiro, mas claramente não é um dos top-5 dos desportos”, destacou.

Ainda dentro desta temática, o melhor velejador do mundo diz haver desportos que são mais agradáveis de ver do que para ver. E a vela, segundo ele, é um desses grandes exemplos.

“Alguns desportos não são feitos para espectadores mas são fantásticos para ser feitos e a vela é um bocado assim. Há várias competições, como America’s Cup, Campeonatos do Mundo, que levam mais pessoas a ver e o número de espetadores a aumentar, mas é muito mais um desporto ótimo de se praticar e não tanto para se ver”, reforçou.

Em relação à competição em que participou, Tom Slingsby afirma que esta não correu da melhor forma, devido a algumas falhas. O australiano representou a tripulação Phoenix e finalizou em quarto lugar. Contudo, aborda as memórias que Cascais lhe traz.

“Adoro Cascais, foi onde eu ganhei o meu primeiro campeonato do mundo em 2007, tenho memórias fantásticas aqui. É uma cidade linda e adoro estar aqui”, disse.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderá gostar

Cursos e Congressos

A Federação Portuguesa de Vela (FPV) anunciou esta semana a data e a programação do Congresso da Vela, que irá decorrer no próximo dia...

Vela

A Women On Water (WoW) – Lusíadas Saúde Porto Sailing 2022, realizou-se no passado fim de semana. A WoW é a única regata 100%...

Vela

As duplas portuguesas Beatriz Gago/Rodolfo Pires e Diogo Costa/Carolina João vão integrar a frota de prata dos Europeus da classe 470 mista, a partir...

Vela

Após cinco dias de competição e oito regatas disputadas, terminou este sábado o Campeonato Europeu da classe 6 metros, que decorreu em Cascais. Destaque...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.