23 de Maio 2024 12:27
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Vela

Tom Slingsby e a dimensão da vela: “Alguns desportos não são feitos para espectadores, mas são fantásticos para ser feitos”Exclusivo 

Foto: Tom Slingsby/Facebook

Um dos velejadores mais prestigiados do mundo e atual melhor velejador do mundo, Tom Slingsby, esteve em Portugal, mais precisamente em Cascais, entre os passados dias 20 e 25 de junho, para o TP52 World Championship. O australiano de 37 anos, que foi medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, campeão do mundo por nove vezes, conversou com a SportMagazine.

Aquando perguntado acerca da visibilidade da vela no seu país de origem, a Austrália, Tom compara com Portugal e afirma ser muito parecido, não sendo a vela, de todo, um desporto grande em nenhum dos países.

“Não, a vela não é, definitivamente, um dos maiores desportos na Austrália. Não é algo que muitas pessoas acompanhem. Provavelmente é muito semelhante [a Portugal], podemos assumir. Está a crescer um pouco na Austrália, até a nível financeiro, mas claramente não é um dos top-5 dos desportos”, destacou.

Ainda dentro desta temática, o melhor velejador do mundo diz haver desportos que são mais agradáveis de ver do que para ver. E a vela, segundo ele, é um desses grandes exemplos.

“Alguns desportos não são feitos para espectadores mas são fantásticos para ser feitos e a vela é um bocado assim. Há várias competições, como America’s Cup, Campeonatos do Mundo, que levam mais pessoas a ver e o número de espetadores a aumentar, mas é muito mais um desporto ótimo de se praticar e não tanto para se ver”, reforçou.

Em relação à competição em que participou, Tom Slingsby afirma que esta não correu da melhor forma, devido a algumas falhas. O australiano representou a tripulação Phoenix e finalizou em quarto lugar. Contudo, aborda as memórias que Cascais lhe traz.

“Adoro Cascais, foi onde eu ganhei o meu primeiro campeonato do mundo em 2007, tenho memórias fantásticas aqui. É uma cidade linda e adoro estar aqui”, disse.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Desporto Olímpico

A velejadora portuguesa Mafalda Pires de Lima garantiu, esta quinta-feira, uma vaga para Paris-2024, ao terminar em sétimo lugar na classe kite feminino da...

Vela

A Lusíadas Saúde Porto Sailing, o mais emblemático evento de vela a norte do país, regressa este fim de semana. Com lugar na Douro...

Vela

Eduardo Marques, velejador português, conquistou um 4.º lugar na classe ILCA7  no primeiro dia do evento teste para os Jogos Olímpicos Paris’2024, que decorreu...

Vela

A parceria entre a Future Healthcare e a Federação Portuguesa de Vela (FPV), dedicada ao desenvolvimento da Vela Adaptada em Portugal, foi oficializada este...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.