Portugal vive um momento bastante singular no badminton. Seguido às recentes boas prestações internacionais de Madalena Fortunato e Bernardo Atilano, a modalidade lusa voltou a figurar, no passado sábado (24), no lugar mais alto do pódio, desta vez com o jovem Tiago Berenguer, que se tornou o primeiro português de sempre a alcançar o título de campeão europeu de sub-15. Na decisão da competição que decorreu em Ibiza, na Espanha, o atleta de 13 anos venceu na final o francês Arthur Tatranov (21-14 e 21-11).
O feito inédito veio dias após o atleta, natural da Madeira, conquistar ouro e prata no Spanish U15 International (1.º Lugar em Singulares Homens e 1.º Lugar em Pares Homens – Tiago Berenguer/João Fernandes; além de um 2.º Lugar Pares Mistos – Tiago Berenguer/Maribel Sousa). Em plena evolução, chegou preparado para o Europeu – embora garanta: não contava com o título.
“Não parece, mas não estava mesmo nada à espera. Claro que estava lá a tentar uma medalha, sabia que era possível, mas a vitória no início parecia algo como se fosse só possível nos sonhos. Sabia que ia ter muitos jogadores difíceis, mas ao longo da competição fui vendo o nível e descobri que podia ser campeão. Na viagem, a comitiva portuguesa que estava lá, os meus colegas foram excelentes, e foi mesmo fantástico”, afirmou Berenguer, em entrevista à SportMagazine.
Como cabeça de série número 1, o atual campeão nacional sub-15 (em singular e pares mistos) venceu nos quartos de final o dinamarquês Frederik Hinding (21-12 e 21-18). Na meia-final superou o francês Nathan Nguyen (29-30, 21-9 e 21-15) e avançou à decisão, onde recebeu o forte apoio da comitiva lusa, composta pelos atletas Rafaela Silva, João Fernandes, Francisco Jones e Francisco Gonçalves, além Maribel Sousa, que fez dupla com Tiago em Pares Mistos e juntos alcançaram os quartos-finais.

Tiago Berenguer foi o primeiro campeão europeu sub-15 português. Foto: Federación Española Bádminton
Atleta do Club Sports Madeira, Tiago Berenguer já conquistou 23 medalhas de ouro em torneios internacionais, que fazem, por sua vez, parte de um conjunto alargado de mais de 300 medalhas. Conquistas que são fruto de muito esforço e abdicação. “O Tiago desde tenra idade foi sempre um atleta com muita determinação e foco na realização das tarefas. Quanto à sua evolução na modalidade foi progressiva ao longo dos anos, melhorando as capacidades técnicas, táticas, físicas e mentais, devido ao empenhamento demonstrado nos treinos”, observou o treinador e pai, Cosme Berenguer.
“Preparo-me com o meu pai (Cosme Berenguer), que é o meu treinador, quando estou na Madeira. Quando estou com a Seleção Nacional, treino com o Fernando Silva e o Diogo Silva. Tenho me preparado com treinos praticamente bidiários todos os dias, treinando o psicológico e o físico que são fatores muito importantes”, destacou o jovem atleta.
Com apoio da Federação Portuguesa de Bdminton (FPB), patrocinadores locais e investimento do próprio pai, Tiago Berenguer consegue participar das competições internacionais que o fazem evoluir, amadurecer e estar mais forte na busca pelos próximos objetivos.
“Este ano ainda tenho o torneio internacional Sub-17 (o “I U17 Portugal Open 2021″, organizado pela FPB), sendo que ainda sou o sub-15 e ano passado fiquei em terceiro nesta mesma competição. Este ano quero ser o primeiro português a ganhar em casa essa competição. E, no próximo ano, quero fazer uma melhor prestação no Campeonato da Europa de sub-17, que era tentar uma medalha; a longo prazo tem os Jogos Olímpicos, mas ainda não penso nisso. Antes, quero ter uma participação no Campeonato da Europa Sénior”, afirmou.