Portugal estrou-se esta terça-feira no Campeonato do Mundo de Jovens de Ténis de Mesa, que decorre em Rades, na Tunísia. Representado por três atletas, a equipa nacional teve destaque positivo com Tiago Abiodun, atleta do Sporting CP, que venceu em pares mistos, na categoria sub-15 e avançou aos oitavos de final.
Novamente ao lado da espanhola Maria Berzosa Casas, com quem venceu há poucos dias o WTT Star Contender em Vila Nova de Gaia, o mesatenista luso de 14 anos superou a dupla composta por Salma Bouhjar e Rafal Formela por 3-0 (11-2, 11-4, 11-3).
Na próxima ronda, os oitavos de final, vão ter pela frente esta quarta-feira os franceses Flavien Coton e Leana Hochart. O português vai entrar ainda em prova em pares masculinos – com o romeno Rares Cuesdean – e em singulares.
Na categoria sub-19, Portugal não teve a mesma sorte com Inês Matos (Boa Hora FC) e Matilde Pinto (CTM Mirandela). As mesatenistas acabaram por perder no primeiro duelo em duplas mistas.
Inês Matos foi afastada da prova na ronda de 32, tendo estado ao lado de Carlos Fernandez do Perú. Elas cederam perante os japoneses Miyuu Kihara e Hayate Suzuki por 0-3 (6-11, 3-11, 5-11). Matilde Pinto, por sua vez, esteve ao lado do húngaro David Szantosi. Eles perderam com os italianos Andrea Puppo e Nicole Arlia, por 3-0.
Inês Matos e Matilde Pinto estarão ainda na competição na prova de singulares e de pares femininos, onde atuarão juntas.

Tiago Adioudun e Mariana Casas em destaque no WTT Youth Star Contender Vila Nova de Gaia. Foto: Rita Taborda/FPTM