10 de Dezembro 2023 10:39
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Futsal

Teresa Jordão destaca a formação no futsal feminino: “Tem muitas pernas para andar”

Foto: Nuno Vasconcelos/I Fórum de Futsal Feminino

O processo formação nos escalões de base do futsal feminino foi o alvo principal da mesa redonda que reuniu “As perspetivas dos dirigentes” no I Fórum de Futsal Feminino realizado este domingo, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE-IPP).

Além do moderador, o professor Fernando Santos, estiveram à mesa Pedro Dias, vice-presidente da Federação Portuguesa de Futsal, Carlos Pinto, diretor do EDC Gondomar; Ivo Pinto, coordenador do AD Penafiel; Emanuel Moreira, treinador do Águias Santa Marta; a antiga internacional Rita Martins, atual team manager do Benfica; Teresa Jordão, atualmente coordenadora da formação do futsal feminino do Sporting, que acumula diversos títulos nacionais como treinadora. Sobre a função de gestora e a ter uma visão macro da modalidade nacional, Jordão destacou que os clubes nacionais precisam investir mais na formação.

“A curto prazo, os clubes vão ter que partir para essa situação, para a formação alimentar as equipas séniores. Na minha opinião, a formação, a ver pelo campeonato sub-19 este ano, tem aqui muitas pernas para andar. É preciso que os clubes que neste momento que estão nas decisões do campeonato nacional comecem a apostar nas jovens porque se isso não acontecer acabam por se perder um pouquinho. No Sporting, neste momento, as coisas estão num contexto de aumentarmos a base, com jogadoras muito novas. Em termos de trabalho, parece que estamos no caminho certo”, afirmou Teresa Jordão

Do clube rival, Rita Martins concordou com a colega de profissão. A gestora das águias, inclusive, acrescentou que existe a necessidade de olhar ainda mais a fundo na formação, desde as categorias mais novas.

“É importante não ficarmos estagnados no sub-19, sub-17, para quando chegarem aos sénior não precisarem estar a trabalhar determinadas partes técnicas. Ainda vemos atletas com dificuldades de escalões inferiores. Para mim é deixarmos de ser preguiçosos, termos ideias, arranjar pessoas que gostam disso e ir para baixo e trabalhar para quando as atletas chegarem lá em cima estarem preparadas e trabalharem outras questões, como a psicológica por exemplo”, disse a ex-atleta.

O I Fórum de Futsal Feminino foi um evento organizado pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE-IPP) em articulação com o Desporto para Todos e contou com a presença de atletas, gestores e treinadores, nomeadamente figuras de destaque como Luís Conceição, selecionador nacional de futsal feminino, Pedro Nobre, treinador do Nun’Álvares, Luís Estrela, treinador do Benfica, Rute Carvalho, treinadora do GD Chaves, e Sara Fatia, treinadora do Venda da Luísa.

Abaixo, pode-se ver em direto o Fórum.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Futsal

Evento organizado pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE-IPP) em articulação com o Desporto para Todos, o I Fórum de...

Futsal

O I Fórum de Futsal Feminino realiza-se no Porto, este domingo. O evento é organizado pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.