O primeiro dia da Sport Integrity Week, evento organizado pela Sport Integrity Global Alliance (SIGA), reservou um momento especial para a judoca Telma Monteiro. Uma das atletas mais vitoriosas do desporto português, a medalhada olímpica no Rio 2016 recebeu esta segunda-feira, na abertura do evento que decorre na Universidade Nova School of Business and Economics (Nova SBE), em Carcavelos, a distinção SIGA Champions – um programa que visa a permitir que os atletas sejam embaixadores da Integridade Desportiva.
Telma Monteiro destacou a “a honra de ser uma SIGA Champion”. Na ocasião, a atleta recebeu um galardão em prata pelas mãos de Emanuel Macedo de Medeiros, CEO global da SIGA. “Estou honrada por estar aqui e ser campeã da SIGA. Espero poder divulgar os valores da integridade e do meu desporto, o judo, que devem ser a base de qualquer vida, seja atleta ou não”, afirmou a atleta, em inglês, para um público, que não tardou a responder com aplausos.
“Telma Monteiro é uma das grandes atletas do Portugal contemporâneo. Ela agora está neste grupo de campeãs da SIGA com lendas como a portuguesa Rosa Mota [Campeã Olímpica, Seul, 1988; que esteve presente na cerimônia], um verdadeiro exemplo de modéstia e integridade. Que grande campeã temos em Telma, uma mulher que nunca temeu um obstáculo e defende a Integridade”, afirmou Macedo de Medeiros sobre a judoca seis vezes campeã europeia.
Presente no primeiro dia do evento, José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), aproveitou o momento para elogiar a SIGA pela defesa dos valores desportivos, nomeadamente os que dizem respeito à “educação e cultura”. O representante máximo do COP fez uma reflexão pertinente sobre Gillaume Martin, atleta e filósofo do ciclismo, proclamação do desporto como religião, como outras formas de arte, porque todas se baseiam na transcendência .
“O desporto é uma religião, tal como outros domínios da arte. Saúdo, por isso, a SIGA e saúdo todos aqueles que procuram, através da sua intervenção social, credibilizar a prática do desporto”, afirmou. “Para alcançar a transcendência os atletas devem vencer sem trapacear – com fair-play”, acrescentou.
Marcaram presença também Daniela Bas, diretora da Divisão de Desenvolvimento Social Inclusivo das Nações Unidas, e o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia.
A Sport Integrity Week segue esta terça-feira, quando receberá em destaque Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, e Pedro Proença, presidente da Liga Portugal. O evento acontece até a sexta-feira, a receber dezenas de figuras relevantes do desporto mundial. O encontro contará com 170 oradores. A programação completa e a lista completa de oradores podem aqui ser consultados.
The time to act is now. Neutrality is not an option.@EmanuelGsc SIGA Global CEO strongest idea during the opening ceremony of #SIW2022 is in line w/ the alliance's vision & mission.#StandWithSIGA
Will you miss the next days of #SIW2022?
🔗https://t.co/5ZYz4Jp7ik pic.twitter.com/heStlZYHF1— SIGA (@SIGAlliance) September 12, 2022