Portugal contou, este domingo, com as participações de Telmo Pinão – C2 – e de Bernardo Vieira – C1 -, em corridas de 44,4 quilómetros, no último dia de competições da etapa da Taça do Mundo de paraciclismo, em Elzach, na Alemanha.
O paraciclista português, Telmo Pinão, recebeu a medalha de bronze, após ficar em terceiro lugar na prova de fundo de C2. Já outro português, Bernardo Vieira, acabou por ter uma prestação mais discreta, alcançando o oitavo lugar na prova C1.
Em declarações à Federação Portuguesa de Ciclismo, o selecionador nacional, José Marques, afirmou:
“O Telmo geriu muito bem a corrida, mantendo-se escondido no grupo, mas respondendo sempre que havia movimentações importantes. O Bernardo não se sentiu muito bem, não conseguiu entrar no grupo da frente.”
O pódio da corrida de C2 ficou completo com Telmo Pinão a arrecadar a medalha de bronze, atrás do checo Ivo Koblasa que, com uma distância de 1.05 minutos do vencedor, ficou no segundo lugar, e do francês Florian Chapeau, que se isolou e venceu a prova em 1h07.33.
Bernardo Vieira, na classe C1, não foi tão feliz. Ocupando o oitavo lugar, o português ficou a 8.08 minutos do vencedor Pierre Senska, paraciclista alemão. O pódio ficou completo com o espanhol Ricardo Tem Argiles no segundo posto e Aaron Keith, estadunidense, na terceira posição.
Depois de Luís costa na prova de contrarrelógio, na classe H5, na sexta-feira, Telmo Pinão deu a segunda medalha a Portugal nesta etapa da Taça do Mundo.