A Taça do Mundo de ginástica rítmica decorre entre esta sexta-feira e domingo, no Portimão Arena. A organização está a cargo da Federação de Ginástica de Portugal (FGP) e da Câmara Municipal de Portimão. Esta conta com a presença de 187 ginastas, em que 44 estão nos exercícios individuais e as restantes nos dez conjuntos em ação, representando 25 países. Entre a elite mundial presente na competição, Portugal conta com oito portuguesas. São elas: Rita Araújo e Joana Pinheiro (Ginásio Clube Português), em séniores individuais, e Felícia Oprea, Margarida Ferreira, Bruna Simões, Clara Melo, Clara Paiva e Beatriz Freitas, no conjunto.
“Estamos a retomar o trabalho nesta vertente dos conjuntos e as atletas não têm muita experiência, até porque se trata da primeira competição internacional delas, mas tenho a certeza que vão dar o melhor”, afirmou Andreia Sanches, diretora técnica da FGP.
O destaque desta competição vai para a presença das atletas olímpicas Kita Sumire, do Japão, Fanni Pigniczki, da Hungria, e Evita Grisneka, dos EUA.
A entrada para a competição é gratuita, por isso Isilda Gomes, presidente da Câmara Municipal de Portimão, convida a população do concelho a comparecer no Portimão Arena. Afirma ainda que o secretário de Estado do Desporto, João Paulo Correia, vai marcar presença nas finais e no encerramento da competição que se realizam no domingo.
A juntar às declarações de Isilda Gomes, Teresa Loureiro, diretora executiva, e Catarina Leandro, vice-presidente da FGP, destacam a importância da prova, dizendo que é “mais um momento importante no desenvolvimento da ginástica rítmica portuguesa”.
A selecionadora portuguesa é a búlgara Danila Vasileva e a responsável pelos conjuntos é Sandra Nunes. A Taça do Mundo de Portimão dá inicio esta sexta-feira, pelas 11h00, com os exercícios de arco e bola.