15 de Abril 2024 20:46
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Atualidade

Susana Feitor e o novo cargo na Fundação do Desporto: “Sinto-me bastante motivada para abraçar o desafio”

Foto: FADU

A Fundação do Desporto confirmou, esta sexta-feira, a alteração na presidência do conselho de administração. O Primeiro-Ministro, António Costa, e a Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, por despacho conjunto, nomearam Susana Feitor, licenciada em Gestão das Organizações Desportivas, pela Escola Superior de Desporto de Rio Maior e com um percurso notável no desporto português, sucedendo a Paulo Frischknecht no cargo.

Susana Feitor, enquanto atleta, conta com cinco presenças em Jogos Olímpicos, sendo a atleta portuguesa com mais participações na competição, com 57 internacionalizações. De relembrar que conquistou a medalha de prata nas Universíadas de Pequim, em 2001, e a medalha de bronze no Campeonato do Mundo em Helsínquia, em 2005.

A ex-atleta conversou com a SportMagazine sobre o seu novo cargo na Fundação do Desporto e diz ter ficado surpreendida quando foi abordada para tal.

“Foi uma surpresa quando o senhor secretário de estado me ligou. Já trocámos várias opiniões, não era bem surpresa ele ligar-me, mas fiquei surpreendida quando ele me disse que estava a equacionar o meu nome, que tinha reunido as condições, ou os critérios, já não me lembro das palavras que usou, para ser a nova líder da Fundação do Desporto. Fiquei sem palavras, não sabia o que responder, mas senti um grande orgulho, logo naquele momento (…) Apesar de tudo eu fico sempre contente de qualquer ex-atleta estar no caminho da liderança de uma organização desportiva e pronto, fiquei super satisfeita e não consigo expressar mais entusiasmo, porque é um desafio enorme”, afirmou.

“Sinto-me bastante motivada para abraçar o desafio”, realçou. Susana Feitor deixou ainda claro que, de momento, pretende conhecer a “casa”, as dinâmicas de funcionamento, as pessoas da Fundação, e, apenas depois “conseguimos estabelecer os objetivos, as prioridades, etc”.

“Eu conheço a Fundação se calhar como maior parte das pessoas ligadas ao desporto conhece. Conheço a Fundação superficialmente, não é? Sabemos da potencialidade que tem e do propósito para a qual foi criada e os desígnios tão diversos por explorar. A minha prioridade neste momento é conhecer, por dentro, a casa, as pessoas, vou procurar reunir. Quero conhecer, são elas que vão comigo e nós em conjunto vamos apoiar atletas, projetos, atividades (…)”, disse em declarações à SportMagazine.

No entanto, há uma atividade que requer mais a atenção por parte presidente do conselho de administração da Fundação do Desporto – os Centros de Alto Rendimento (CAR). A coordenação dos CAR são uma ação bastante importante para Susana Feitor, sendo esta feita “em sintonia com a gestão das autarquias”, realçando que as mesmas são “players chave” nesta tarefa.

“Portanto, eu vejo a importância da Fundação no seio do alto rendimento com muita relevância para fazer a diferença na ajuda que seja possível à gestão e tentar internacionalizar o mais possível também. Eram o objetivo e vamos continuar com ele, claro”, acrescentou.

No fundo, Susana Feitor afirma que a sua função “é contribuir”. De recordar que, apesar de ser uma estreia da ex-atleta na Fundação do Desporto, a mesma já detém um currículo vasto em organizações desportivas. Para além de treinadora de marcha-atlética, é também membro do Conselho Nacional do Desporto, foi presidente da Comissão de Atletas Olímpicos (2002 -2005), vice-presidente da Comissão de Atletas Olímpicos (2005 -2009), vogal do Comité Olímpico de Portugal (2005-2009), vogal da direção da Federação Portuguesa de Atletismo (2009-2014) e chefe de Missão aos campeonatos do mundo universitários 2017, em Taipé (Taiwan), e 2019, em Nápoles (Itália).

Recorde aqui um artigo seu publicado na SportMagazine nº 1.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Atualidade

No passado dia 12 de dezembro, a Fundação do Desporto promoveu o “Meeting HighsPortugal’23”, a primeira reunião da Rede de Centros de Alto Rendimento...

Atualidade

A IV Gala dos Prémios Empresariais Desportivos da Fundação do Desporto e da Patrocina un Deportista realizou-se, na passada quinta-feira, no Teatro Thalia, em...

Atualidade

O Workshop “Portal da Denúncia para o Universo do Desporto: o compromisso ético e o cumprimento legal” vai ter lugar no dia 30 de...

Atualidade

A Fundação do Desporto confirmou, esta sexta-feira, a alteração na presidência do conselho de administração. O Primeiro-Ministro, António Costa, e a Ministra Adjunta e...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.