A seleção portuguesa de rugby joga, este sábado, no Estádio Arcul du Triumf, em Bucareste, com a Roménia, uma partida decisiva no apuramento para as meias-finais do Rugby Europe Championship 2024 (REC24).
Vencer o encontro da terceira e última jornada do Grupo B, após o triunfo, no passado sábado, no Jamor, por 54-7 sobre a Polónia, carimba, automaticamente, a passagem às “meias”, mesmo que a Roménia consiga um ponto de bónus defensivo.
Qualquer outro resultado deixa Portugal sujeito a ser ultrapassado pela Bélgica, que recebe, também este sábado, a “acessível” seleção da Polónia.
Portugal só passa às meias-finais em segundo lugar se não vencer na Roménia e a Bélgica também não conseguir derrotar a Polónia.
Portugal ocupa atualmente o segundo lugar do Grupo B, com seis pontos, a três da Roménia e com mais dois do que a Bélgica: os “lobos” perderam o primeiro encontro, no terreno dos belgas (10-6), e venceram a Polónia (54-7), que segue no último lugar, com zero pontos.
Os dois primeiros classificados dos Grupos A e B qualificam-se para as meias-finais, que se disputam, a uma mão, em casa do vencedor de cada grupo contra o segundo classificado da ‘poule’ oposta.
O Rugby Europe Championship, que é o principal torneio europeu de seleções – com exceção do torneio das Seis Nações, que é uma competição privada –, anteriormente designado por torneio das ‘Seis Nações B’, é disputado por oito seleções desde 2023 e é considerado o Campeonato da Europa da modalidade.
Portugal venceu o torneio em 2004 e sagrou-se vice-campeão no ano passado, após perder a final, em Badajoz, frente à Geórgia (38-11).
Por: Pedro Silva
Fotos: FPR