4 de Outubro 2022 23:39
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Voleibol

Seleção Nacional de voleibol feminino começa os trabalhos em Santo Tirso

Foto: Federação Portuguesa de Voleibol

A Seleção Nacional de voleibol feminino regressou aos trabalhos esta segunda-feira, em Santo Tirso. A equipa liderada por Hugo Silva arrancou com o primeiro treino de preparação para a fase de apuramento para a European Silver League 2022. A fase preliminar da prova está marcada para o dia 25 deste mês.

Portugal vai defrontar a Seleção Francesa, em Rennes. A equipa lusa parte esta quinta-feira para França e defronta a equipa gaulesa no dia da chegada, às 20h30, no sábado, pelas 17h00, e no domingo, às 14h00.  Estes jogos são de caráter preparatório para a European Silver League e a European Golden League.

O selecionador nacional, Hugo Silva, fala sobre esta preparação e sobre um possível “momento de viragem” no voleibol feminino.

“Serão três jogos com uma excelente seleção e que irão permitir montar uma equipa para iniciar a nossa desafiante e ambiciosa caminhada no feminino. Num primeiro contacto com algumas atletas, sinto que estão reunidas condições para encararmos as competições em que estamos inseridos de forma confiante e – quem sabe? – este poder vir a ser o momento de viragem do voleibol feminino que todos tanto ambicionam“, considerou Hugo Silva.

Na European Silver League de voleibol feminino, Portugal vai defrontar a Estónia – que já havia enfrentado, e vencido, em 2021 nesta mesma prova -, a Suécia – adversária na fase de qualificação para o europeu do ano passado -, a Eslovénia e o Luxemburgo. Estas seleções pertencem à pool A.

Hugo Silva esclarece ainda qual o principal foco da Seleção Nacional. “Neste grupo, o adversário mais difícil será a Suécia, mas a minha preocupação é a nossa seleção e é com as nossas jogadoras que quero deixar algo de positivo no voleibol feminino”, destacou.

No ano passado, a Seleção Nacional fez história ao conseguir qualificar-se para a final four da European Silver League. Venceu a pool B, com cinco vitórias e uma derrota. Sendo duas dessas vitórias contra a Estónia (3-2 e 3-1), adversária de Portugal na European Silver League deste ano. Na presente edição da competição, existe apenas uma pool, pelo que os dois primeiros classificados têm passaporte direto para a final, a ser disputada no dia dois de julho. O vencedor da prova está apurado para a European Golden League 2023.

A Seleção Nacional de voleibol feminino arranca com a European Silver League no dia 25 de maio, em Viana do Castelo, contra a Estónia. Esta pool prolonga-se até ao dia 26 de junho.

Para além destas competições, Hugo Silva vai comandar a Seleção Nacional feminina à fase de qualificação do europeu de 2023, onde irá defrontar, na pool C, a Ucrânia, a Hungria e o Chipre. A qualificação irá decorrer entre os dias 15 de agosto e 15 de setembro deste ano.

“Tendo em consideração a posição no ranking que ocupamos, já sabíamos que íamos encontrar duas seleções fortes, no caso Ucrânia e Hungria, que chegaram aos oitavos-de-final no último Europeu, revelando assim a força e os argumentos destas seleções. Mas nós sabemos que para fazer algo histórico temos de ficar à frente de alguma destas seleções e é para isso que vamos trabalhar, procurando, acima de tudo, formar um grupo coeso e ambicioso”, analisou o selecionador nacional Hugo Silva.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderá gostar

Futebol

A Seleção Nacional de futebol feminino tem encontro marcado com a Bélgica no dia 6 de outubro, às 18h00, no estádio do FC Vizela,...

Voleibol

A Confederação Europeia de Voleibol (CEV) anunciou esta quinta-feira que a fase final do Campeonato da Europa 2023 de seniores masculinos vai ser organizada...

Voleibol

O I Clinic de Voleibol GCST – Comendador Manuel Calém, organizado pelo Ginásio Clube de Santo Tirso, realiza-se no dia 25 de setembro, entre...

Voleibol

A Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) divulgou esta segunda-feira uma lista com 60 casos exemplares em que atletas da modalidade receberam o “Cartão Branco”....

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.