A Seleção Nacional de ginástica artística feminina não viveu um bom dia em Munique. A equipa portuguesa falhou esta quinta-feira a passagem às finais do Campeonato da Europa, na Alemanha, tanto por equipa quanto por aparelhos.
Principal ginasta do país, a olímpica Filipa Martins, com dores no tornozelo, disputou apenas nas paralelas assimétricas e terminou a competição na 31.ª posição. Mafalda Costa foi a melhor lusa no solo (28.ª) e na trave (27.ª). Apuravam-se para as finais apenas as oito primeiras em cada aparelho.
Os resultados gerais também deixaram Portugal mais longe de estar presente nos Mundiais de Liverpool, em outubro. Com os resultados, a Seleção Nacional não deverá segurar o atual 10.º posto, havendo vagas até aos 13 primeiros e numa altura em que ainda faltam duas subdivisões.
Em entrevista à SportMagazine no dia anterior, o selecionador nacional José Ferreirinha já havia admitido as remotas chances de Filipa Martins avançar na competição em razão da lesão no pé. Outro ponto ressaltado pelo treinador, entretanto positivo, foi a possibilidade de as jovens atletas que se estrearam nos Europeus poderem ganhar experiência.